22/08/2023



Saúde

Guarapuava já vacinou um terço do previsto

imagem-15241

Guarapuava – Na cidade já foram vacinadas 28 mil pessoas, o que equivale a um terço da meta estipulada para Guarapuava que é de 81 mil doses. Entre os grupos prioritários, receberam a vacina 98% dos profissionais de saúde, 95% das crianças entre 6 meses e 2 anos, 70% dos doentes crônicos com menos de 60 anos e 60% das gestantes.

Atualmente está sendo realizada a vacinação para pessoas na faixa etária entre 20 e 29 anos, sendo que 40% das 30.412 doses previstas já foram distribuídas. As vacinas para o grupo serão dadas até o dia 23 de abril – depois é a vez de doentes crônicos acima dos 60 anos e pessoas na faixa etária entre 30 e 39 anos.

“A vacinação tem ocorrido dentro da normalidade. O que notamos é uma procura muito grande de pessoas que não fazem parte dos grupos previstos”, observa o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Fernando Pedrotti. “Alguns ficam desapontados, mas não podemos fazer nada. As vacinas nos são repassadas de acordo com o número de pessoas existentes em cada grupo”, complementa.

Sobre a liminar concedida pela Justiça Federal que obriga o Paraná a vacinar toda a população, Pedrotti pondera. “O Ministério da Saúde tem 20 dias para recorrer dessa decisão. É obvio que gostaríamos que todos fossem vacinados, mas temos que ser realistas e não há doses para todo mundo. Inclusive, não existem mais vacinas no mercado internacional, no momento”, comenta.

Cleyton Lutz – Rede Sul de Notícias

Foto ilustrativa (divulgação)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo