22/08/2023

Guarapuava lança Campanha Laço Branco nesta terça (05)

Objetivo é mobilizar homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres

laço-branco-Destaque3-Foto-DesireeGiusti

Pensando em  mobilizar homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres o Patronato Municipal e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres lançam a Campanha do Laço Branco, nesta terça feira (05), às 18h, na Câmara Municipal. A ação faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero.

O dia do Laço Branco é um evento mundial realizado em 06 de dezembro, data que remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, onde um jovem de 25 anos invadiu uma aula da Escola Politécnica, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. Em seguida, ele cometeu suicídio e deixou uma carta justificando o ato. Dizia que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino. Na época, o crime mobilizou a opinião pública de todo o país e colocou em debate as desigualdades existentes entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. A partir disso, um grupo de homens canadenses se organizou para mostrar que existem homens que repudiam qualquer forma de violência contra as mulheres. O laço branco foi eleito como símbolo para ampliar a discussão e conscientizar o público masculino no combate às situações de violência.

Dando continuidade à campanha do Laço Branco, nesta quarta feira (06), a partir das 13h, será realizada uma blitz pelo Centro da cidade, com entrega de laços e orientações sobre o apoio dos homens na luta pelo fim da violência contra a mulher. A campanha de 16 Dias de Ativismo começou no dia 20 de novembro e prossegue até sexta feira (08).

(Foto: Ilustrativo)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.