22/08/2023



Economia Guarapuava

Guarapuava lança programa com foco no micro e pequeno empreendedor

Programa 'Emprime' teve anúncio feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi

savio

Guarapuava é um dos primeiros municípios do Paraná a lançar incentivos para a retomada da economia. Voltado a micro e pequenos empreendedores o programa ‘Emprime’, lançado on-line às 19h desta quinta (1º), oferece um leque de oportunidades. Trata-se de uma estratégia pensada junto com o Sebrae, numa espécie de rede, desde a abertura até a inovação tecnológica do empreendimento.

Tudo isso está contemplado em 15 projetos, distribuídos em quatro eixos. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi, uma vez identificada a demanda do empreendedor, este terá alternativas para suprir a deficiência. “A nossa intenção é o fortalecimento dos micro e pequenos negócios. Dessa forma, estaremos contribuindo com a retomada da economia”.

Prefeito Celso Góes (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

De acordo com o prefeito Celso Góes (CDN), as micro e pequenas empresas têm um papel fundamental na retomada do crescimento econômico. “Esses negócios ajudam a criar empregos e renda para a população”. Segundo dados recentes do IBGE, as empresas de pequeno porte representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. E, são responsáveis por pelo menos 60% dos quase 100 milhões de empregos no país.

Conforme a Agência do Empreendedor, em Guarapuava, por exemplo, há cerca de 10 mil micro e pequenos empreendimentos. E o que chama a atenção, conforme Sávio Denardi, é que no período de pandemia o setor cresceu 20%.

Muitas pessoas que perderam o emprego encontraram no empreendedorismo a fonte de renda. Outras encontravam-se na informalidade e para ter acesso a financiamentos se formalizaram 

Para Celso Góes, a retomada econômica passa por mudanças. “Por isso, a sociedade como um todo precisa adotar novos comportamentos. E principalmente os empreendedores precisam se reestruturar, para conseguirem proteger e fortalecer a saúde do seu negócio”.

Entretanto, empreender também é sinônimo de proatividade e de se antecipar às exigências do mercado. E uma das situações tem tudo a ver com a pandemia.

Em tempo de isolamento social, o consumidor deu sinais de mudança no comportamento com as compras on-line

Dessa forma, como a tendência é que o comércio eletrônico prospere cada vez mais, o programa prevê também a inclusão digital para quem ainda não está conectado.

OS EIXOS

Secretário Sávio Denardi (Foto: RSN)

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi, fixado em quatro eixos, o programa abriga 15 projetos. “O primeiro eixo [Simplifica] desburocratiza o processo de abertura de empresa. Ou então a classificação do negócio. Conforme o secretário, por exemplo, no período de pandemia, muitos empreendimentos de médio porte se tornaram micros”.

Outro eixo é o ‘Fortalece’. Assim, como o próprio nome sugere, são ações voltadas ao fortalecimento do negócio. Conforme Sávio Denardi, uma delas é preparar o empreendedor para utilizar novas tecnologias. Inclui-se também as novas tendências digitais. Além desse, o ‘Emprime Fomenta’ orienta o acesso ao crédito orientado. Assim sendo, uma das possibilidades é linha de crédito ofertada pela Fomento Paraná. Nesse combo surge também o ‘Inova’ que busca fomentar investimentos em tecnologia e projetos de inovação e ecossistemas.

Entretanto, cada um desses eixos abarca projetos específicos que vão de encontro às necessidades do empreendedor. Conforme Sávio, há ações voltadas ao turismo, setor de alimentos, varejo, crédito, entre outros. Nessa gama, destacam-se o ‘Fortalece Retomada’, cuja expectativa é atender cerca de 300 empreendimentos.

Esse projeto vai preparar os empreendedores para a construção de estratégias de retomada dos negócios. Para isso, haverá capacitação e consultorias especializadas

Já o ‘Fortalece Mulher’, que inicia o programa, terá ações como formação em gestão, estratégia de mercado e modelo de negócios. “Cada projeto será lançado gradativamente”.

PARCERIAS

Com dois projetos premiados nacionalmente, a Agência do Empreendedor será uma das âncoras do programa. Surge também nessa parceria o ‘Cidade Empreendedora’ gestado pelo Sebrae.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo