22/08/2023
Economia Guarapuava Paraná

Guarapuava leva em média 21h para a abertura de empresas

O Ministério da Economia divulgou nesta quarta (22) o Painel Mapa de Empresas que mostra a agilidade na abertura dos negócios

Guarapuava.Foto: Divulgação Prefeitura Municipal

Conforme o Painel, Pinhais-PR leva 20 minutos para a consulta de viabilidade. Já Guarapuava leva 8h (Imagem: Governo Federal)

O Ministério da Economia divulgou o Painel Mapa de Empresas que mostra a agilidade na abertura de empresas. Guarapuava leva em média 21 horas. O Paraná ficou em segundo lugar no ranking de estados que nos quatro primeiros meses de 2022 levou em torno de 18 horas para a abertura de um CNPJ.

Enquanto Pinhais se mostrou como o mais rápido para analisar consultas de viabilidade, com tempo médio de 20 minutos, Guarapuava levou aproximadamente oito horas para fazer o mesmo procedimento. Curitiba, Foz do Iguaçu e Sarandi, todos municípios Paraná, constam entre os mais ágeis nas análises de viabilidade.

De acordo com o Ministério da Economia, Sergipe permanece como a unidade da federação mais rápida para abertura de novas empresas, apresentando o tempo de 15 horas ao final do primeiro quadrimestre de 2022. O Paraná possibilita a abertura de novos negócios em até dois dias.

Por fim, conforme o levantamento, atualmente em Guarapuava há 19.108 empresas ativas. Sendo que dessas, 1.626 passaram a existir este ano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.