Caio Budel
Levantamentos realizados pela Câmara de Diregentes Lojistas (CDL) de Guarapuava apontaram que o município se manteve na média estadual com relação ao número de vendas em dezembro de 2014.
De acordo com Antonio Carlos Ferrer, presidente da CDL, o período que mais teve procura para compras de final de ano foi o início de dezembro. "No início do mês houve um aquecimento que sinalizava grandes números favoráveis, mas nos últimos dias as vendas perderam o fôlego. Um dos motivos foi o nosso clima, pois chuvas constante e o frio tiveram influência direta, principalmente no setor de vestuário", explica.
Segundo a CDL, no Natal, os produtos de vestuário ainda continuaram sendo os mais procurados para presentes e para uso próprio, mas o volume de vendas permaneceu abaixo do esperado e com crescimento médio de 8% sobre o mesmo período de 2013, "Chegamos a acreditar que o comércio seria até 20% melhor que o ano passado", diz Ferrer.
Mesmo com a queda, algumas categorias, como a de bens duráveis, foram na contramão da média geral e se destacaram nas vendas. No setor de eletroeletrônicos, a CDL registrou um crescimento médio de 8% a 9%. Para Ferrer, o crescimento nesta área vem de uma tendência mundial no consumo maior de tecnologia. "Só a venda de celulares, smartphones e tablets tiveram um crescimento médio superior à 20% nacionalmente".
Apesar do crescimento nesta linha, alguns produtos como TVs ainda continuaram com desempenho baixo nas vendas, tendo um crescimento menor que comparado ao mesmo período do ano anterior.
Ferrer ainda relembra que em outros momentos do ano Guarapuava também se destacou nas vendas, como no final de Novembro, com a Black Friday. "Com a promoção nacional da Black Friday, o comércio conseguiu antecipar um volume de vendas considerável que provavelmente ocorreriam em dezembro, mas que já está sendo uma tradição que teremos que considerar no calendário de vendas de final de ano".