Após receber a notícia do encerramento das operações da Azul em Guarapuava, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico se mobiliza para manter a conectividade aérea do município. O titular da pasta, Julio Agner, afirmou ao Portal RSN que já articula com outras companhias, em especial a Gol e a Latam, para garantir a continuidade dos voos no Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria. A Gol sai na frente, já que vem assumindo rotas regionais deixadas pela Azul.
De acordo com Agner, até o anúncio da Azul, a operação local era considerada viável economicamente. “A ocupação vinha crescendo. Com base na capacidade de 60 lugares, delimitada pela companhia, a média mensal passa de 70%. Considerando os 70 lugares máximos, ainda estávamos com 60% de ocupação. Especialistas dizem que 50% de ocupação já tornam o voo rentável.”
Na quinta (10) o secretário se reúne com entidades empresariais, às 8h30, para debater a situação. O encontro deve ser na Acig ou na Fiep.
A expectativa da Prefeitura, segundo Agner, era implementar a frequência diária de voos, alternando entre Curitiba e Campinas. Atualmente os voos ocorrem três vezes por semana (segundas, quartas e sextas), com saída de Curitiba às 13h e retorno de Guarapuava às 14h50.

Júlio Agner, secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava (Foto: Divulgação)
ADEQUAÇÕES E NOVOS INTERESSADOS
Apesar de Guarapuava contar com um aeroporto preparado para operações comerciais regionais, Agner destacou que companhias que operam com jatos maiores podem exigir adequações técnicas. Uma das medidas em andamento é a retomada da cabeceira da pista, recuada na última grande intervenção no terminal.
Temos um pedido protocolado junto à Anac. O aeroporto está bem encaminhado, mas dependendo do tipo de aeronave, será necessário verificar questões como largura e comprimento da pista.
A Secretaria também confirmou que na próxima segunda (7) a equipe da Infracea, empresa que assessora o aeroporto de Guarapuava, deve se reunir em Brasília com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. O objetivo é viabilizar visitas técnicas e alinhar condições operacionais para receber novas empresas.
De acordo com Agner, a Prefeitura foi surpreendida com a decisão da Azul, que não informou previamente a suspensão. Um documento vindo da Justiça americana, há cerca de duas semanas, confirmou o processo de recuperação judicial da companhia, que deve envolver redução da frota e reestruturação societária.
Ainda assim, a gestão municipal mantém duas frentes de atuação: atrair empresas interessadas na rota regional e cobrar do Governo do Estado incentivos e subsídios, como a redução do ICMS sobre o querosene de aviação.
Vamos fazer o máximo de esforços possíveis para resolver isso. Ter uma linha aérea é fundamental para o desenvolvimento econômico, não só de Guarapuava, mas da Região como um todo.
Conforme estimativas da pasta, cerca de metade dos usuários do aeroporto são de municípios vizinhos.
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