A equipe do Ponta Grossa Futsal teve uma ascensão meteórica no futsal paranaense nestes últimos anos – Em 2010, o clube pontagrossense se sagrou campeão da Chave Bronze do Paranaense de Futsal. No ano passado veio o vice-campeonato na Chave Prata, garantindo a vaga na Chave Ouro. O objetivo, agora, é demonstrar que o clube “veio para ficar” na elite do futsal do estado.
Para cumprir esta meta, o Ponta Grossa não poupou esforços para montar uma das melhores equipes do estado, pelo menos no papel. Fazem parte do elenco dirigido pelo técnico Wilson Bean Júnior, 19 atletas – os destaques são os goleiros Rafinha (da base de 2011), Buiú (ex-Araucária) e Bizinho (ex-futsal cearense), os fixos Gian (base 2011), Magrão (ex-Cascavel) e Neto Caraúbas (ex-Marreco), os alas Fio (base 2011), Tibagi (base 2011), Gleyson (base 2011), Emerson (ex-Marreco), Betinho (ex-Paraná Clube), Léo Rummenigge (ex-Quixeramobim-CE) e Lineker (ex-Campo Grande-MS) os os pivôs Henrique (base 2011), Renato (base 2011), Betinho Potiguar (ex-Quixeramobim-CE) e Marquinhos (ex-Marechal Cândido Rondon).
Uma curiosidade é que a equipe participa de competições amadoras em Ponta Grossa, para deixar todo o elenco com ritmo de jogo. Desta forma, aqueles que não são aproveitados nos jogos da Chave Ouro, geralmente são aproveitados nas competições regionais.
Pré-temporada
A maior parte dos jogos da equipe ponta-grossense na pré-temporada foi exatamente contra equipes da região na disputa da Recopa dos Campos Gerais. Como era de se esperar, o Ponta Grossa goleou na maioria dos jogos e no único jogo contra um adversário à altura, o Ivaí Futsal (equipe da Chave Prata), foi derrotado por 4×3, na prorrogação.
O clube pontagrossense fez mais dois jogos preparatórios, sem contar os da Recopa: Em um jogo-treino, disputado em Ponta Grossa, venceu o Paraná Clube por 2×1; e em amistoso disputado em santa catarina empatou com o Jaraguá (equipe da Liga Futsal) em 1×1.
Estréia na Chave Ouro
No último sábado, o Ponta Grossa fez sua primeira partida na Chave Ouro enfrentando o Cascavel, fora de casa. Apesar de ter tido uma apresentação muito elogiada, a equipe (que iniciou o jogo com Rafinha, Neto Caraúbas, Emerson, Fio e Marquinhos) não suportou a força do atual campeão paranaense e perdeu por 3×1.
Contra o Guarapuava, diante de sua torcida no Oscar Pereira, o objetivo do time é conseguir a primeira vitória no estadual.
Com informações de Clique Esporte