22/08/2023



Guarapuava Saúde

Guarapuava não registra caso da variante Delta, mas ela se avizinha

No entanto, a nova variante Delta circula. Em Irati, por exemplo, duas pessoas já morreram por causa desse vírus

covid

No entanto, a nova variante Delta circula. Em Irati, por exemplo, duas pessoas já morreram por causa desse vírus (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Embora em Guarapuava ainda não exista caso confirmado da variante Delta, seis coletas já foram enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Entretanto, segundo o secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, nenhum resultado confirmou a doença.

No entanto, a variante da covid-19 circula no Paraná e está bem perto. Em Irati, por exemplo, duas pessoas já morreram por causa desse vírus. Em Imbituva, uma também morreu. E para que a população fique atenta, veja quais são os sintomas da variante Delta da covid-19.

Conforme a Fiocruz, coriza, dor de garganta e dor de cabeça estão presentes em muitos pacientes com a cepa. No entanto, ao contrário da versão original do vírus, os principais sintomas são febre, tosse, falta de paladar e olfato.

No entanto, um estudo feito pela King’s College de Londres em junho, mapeou os novos sintomas da doença. Além disso, coriza e nariz escorrendo são sinais comuns de qualquer gripe. Assim sendo, a pessoa demora para desconfiar da covid-19. De acordo com Tim Spector, principal autor do trabalho, a covid está diferente agora, mais parecida com um resfriado forte.

As pessoas acham que estão com um mero resfriado sazonal e continuam saindo, indo a festas. É importante que as pessoas tenham em mente que os principais sintomas relacionados à covid mudaram desde maio. Agora, o principal sintoma é dor de cabeça, seguido de dor de garganta, coriza e febre.

Por isso, em Guarapuava, segundo o secretário Jonilson Pires, as pessoas que apresentam qualquer sintoma respiratório comum ao inverno, passam por monitoramento. Ele observa que houve um aumento de casos com o retorno às aulas presenciais.

De acordo com a Fiocruz, em junho deste ano a variante Delta era responsável por 2,3% dos casos de coronavírus no Brasil. Mas em julho, isso já havia saltado para algo na faixa de 21,5%, demonstrando a alta taxa de infecção da cepa.

ATENÇÃO

A proporção de pessoas infectadas com a variante Delta cresce no mundo todo. Portanto, a atenção com esses novos sintomas da covid-19 precisa ser redobrada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo