Nas últimas horas, Guarapuava não registrou morte e nem novos casos de covid-19. Os dados divulgados pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, mostram que o município estagnou os casos ativos, somando apenas 17 pessoas com potencial de contaminação.
Desse modo, a boa notícia apresenta um cenário mais tranquilo da pandemia. Já que apenas uma pessoa aguarda o resultado do teste do vírus. Além disso, dos 26.001 casos, cerca de 65% pessoas se recuperaram da doença. Diante disso, a Matriz de Risco segue marcando o número 1 no sistema de bandeiramento.
Porém, ainda é necessário manter os cuidados, principalmente agora, com o surgimento da nova variante Ômicron. Assim, a população precisa seguir as recomendações de saúde prescritas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Bem como, a higienização das mãos com álcool em gel 70%, uso de máscara e a não aglomeração.
Isto porque, as medidas aliadas da vacinação protegem a população do vírus, como também das variantes. Quem ainda não tomou a dose, pode ir até as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Adão Kaminski, Santa Cruz, Morro Alto, São Cristóvão, Recanto Feliz, Guairacá e Palmeirinha.
Inclusive, as mesmas unidades aplicam segundas doses para quem está dentro do prazo da AstraZeneca, Pfizer e Janssen (Conforme a imagem abaixo). Bem como, terceiras doses para quem recebeu a última dose há mais de cinco meses, incluindo também os profissionais da saúde. Ou aqueles que se encaixam no público de imunocomprometidos vacinados há mais 28 dias.
NO PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta (10) mais 898 casos e 12 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.
Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 1.580.652 casos e 40.607 óbitos pela doença. Além disso, o Paraná soma 140 pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 estão internados. São 80 em leitos SUS (44 em Unidades de terapia intensiva (UTIs) e 36 em clínicos/enfermarias) e 60 em leitos da rede particular (34 em UTIs e 26 em clínicos/enfermarias).
Leia outras notícias no Portal RSN.