Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional celebração de Corpus Christi, que deixa as ruas das cidades do País inteiro coloridas com tapetes montados pela comunidade, não ocorrerá em Guarapuava.
De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese, a medida é para evitar aglomerações e conter o avanço da covid-19, que assola Guarapuava com alta de casos e mortes. Mas haverá celebrações, com ato concreto para famílias pobres e uma carreata com bençãos aos doentes.
TRADIÇÃO
Nesta quinta (3), a Igreja celebra Corpus Christi. Esta é uma das datas mais importantes para os cristãos. Todos os anos, as procissões com os tradicionais tapetes coloridos feitos com serragem, areia ou outros elementos, enfeitam as ruas por onde o Santíssimo passa, levando alegria, esperança e amor a todas as comunidades.
No entanto, mais uma vez, a celebração ficou comprometida no Brasil, devido à pandemia do coronavírus. Assim, no Decanato Centro da Diocese de Guarapuava, o pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém, padre Jean Patrik Soares, explicou que cada paróquia fará a celebração de acordo com os horários e programações.
CATEDRAL
Desta forma, na catedral no dia 3 de junho, haverá missa às 9h e às 10h30. As duas celebrações serão de forma presencial, respeitando o limite de lotação da igreja (200 pessoas), com transmissão ao vivo pelas redes sociais paroquias. Além disso, os participantes da celebração deverão tomar os devidos cuidados quanto à higiene e o distanciamento entre as pessoas, conforme exigências e orientações das autoridades de saúde e vigilância sanitária.
Em preparação para o dia de Corpus Christi, um Tríduo virtual será promovido, com transmissão via Facebook. Conforme a assessoria de comunicação da Diocese, “todos são convidados a participar deste momento importante de oração, clamor e partilha”.
PROGRAMAÇÃO
Assim sendo, de acordo com a assessoria de comunicação da Diocese, nesta segunda (31), das 20h30 às 21h30, o padre Jean Patrick Soares, celebrará o Tríduo e abordará o tema “A eucaristia no pensamento de São João Paulo II (Ecclesiae de Eucaristia).
Já nesta terça (1), a celebração será presidida pelo bispo da diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva. A celebração no mesmo horário, terá o tema “A eucaristia no pensamento do Papa Francisco”.
E por fim, concluindo o ciclo de orações em preparação para Corpus Christi, na quarta (2), o pároco da paróquia Santos Anjos, em Guarapuava, padre Paulo Carlos de Souza, será o celebrante do Tríduo. O horário permanece o mesmo das outras duas celebrações, das 20h30 às 21h30. Padre Paulo fará a Adoração ao Santíssimo, com momentos de vigília e oração.
CARREATA CORPUS CHRISTI
Na quinta (3), além das celebrações da parte da manhã, o Decanato preparou uma carreata. Haverá a presença do Santíssimo, levado por Dom Amilton Manoel da Silva. Assim, a procissão começa às 15h, saindo da Catedral Nossa Senhora de Belém, percorrendo algumas ruas da cidade.
Além disso, haverá rápida parada em frente aos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para uma bênção proferida pelo bispo diocesano. Neste dia, as orações terão a intenção do fim da pandemia de coronavírus. Clique aqui para ver o roteiro da carreata.
GESTO CONCRETO
Conforme a assessoria de comunicação da Diocese, nas celebrações das paróquias, como gesto concreto, pede-se para que quem puder, leve alimentos não perecíveis e agasalhos para as pessoas pobres da comunidade.
A Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, fica na rua Senador Pinheiro Machado, 1931, Centro da cidade. Por fim, mais informações estão disponíveis na secretaria paroquial ou pelo telefone: (42) 3623-1282.
Leia outras notícias no Portal RSN.