22/08/2023
Economia Paraná

Guarapuava passa a integrar levantamento do Ipardes sobre preços de alimentos

O índice, único no Brasil com recorte regional, mostra queda de 0,72% nos preços em julho no Paraná

Lançamento do novo Índice IPARDES de Preços Regional (Foto: Reprodução/AEN)

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou nesta terça (12) a nova edição do Índice Ipardes de Preço Regional (IPR), que agora inclui Guarapuava entre os municípios pesquisados. O levantamento, que analisava preços de alimentos e bebidas em seis municípios, passou a abranger nove e ampliou o número de produtos acompanhados de 35 para 91.

Além de Guarapuava, entram na lista Pato Branco e Umuarama. Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu já integravam a pesquisa, realizada mensalmente desde 2022.

De acordo com o Ipardes, em julho os preços no Paraná caíram 0,72%, confirmando a tendência de recuo iniciada em junho, quando a variação foi de –0,53%. A maior redução ocorreu em Foz do Iguaçu (-1,09%). Em Guarapuava, a queda foi de 0,20%.

Conforme o diretor-presidente do instituto, Jorge Callado, o aumento do número de cidades e itens dá mais precisão ao índice. “É referência para entender o comportamento dos preços e ajuda tanto consumidores quanto comerciantes a acompanharem o mercado interno paranaense.”

A queda foi puxada pela maior oferta de tubérculos, raízes e legumes, com destaque para batata e cebola, que tiveram variação negativa de 12,05%. Ovos de galinha (-5,68%) e cereais (-3,51%) também registraram recuos. Dos 18 subgrupos alimentares pesquisados, 10 apresentaram redução de preços.

O secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, reforça que o Paraná é o único estado com índice de preços regionais. “Essas ampliações permitem um levantamento mais completo e preciso”, diz.

Os dados completos estão no painel interativo disponível no site do Ipardes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.