O Governo do Paraná incluiu Guarapuava e outros 10 municípios do Estado na fase piloto do acordo com o Programa de Cidades, do Pacto Global (Global Compact Cities Programme) da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa, que teve parceria firmada com os municípios nesta semana, visa a implementação, no Estado, do projeto City Partnership Challenge (parceria de desafios entre cidades). Além de Guarapuava, incluem o programa os municípios de Cascavel, Campo Largo, Coronel Vivida, União da Vitória, Inácio Martins, Apucarana, Planalto, São José dos Pinhais, Londrina e Curitiba.
O acordo com os 11 municípios paranaenses foi firmado nesta semana, em Madri, Espanha, por meio do Paranacidade.
“É o primeiro Estado que faz esse acordo, já com a adesão inicial de 11 municípios, e o objetivo é incluir todos os municípios com mais de 20 mil habitantes, que é o foco do projeto. Somos hoje uma referência mundial”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com Rosane de Souza, diretora regional do ‘Programa Cidades’ no Brasil, o acordo tem o objetivo de capacitar os municípios para o desenvolvimento de projetos sustentáveis e inovadores, além de viabilizar parcerias estratégicas do setor privado, de agências e programas da própria ONU. O projeto permite, também, o acesso dos municípios a fundos nacionais e internacionais.
“Outro foco importante é que o City Partnerships se propõe a acelerar a implementação de projetos totalmente conectados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU”, explicou.
O acordo envolvendo os municípios paranaenses foi firmado em encontro que aconteceu simultaneamente ao Fórum United Cities and Local Governments (UCLG) – a União dos Governos Locais e Municipais – que discutiu, em Madri, a violência urbana, formas de enfrentá-la e como inseri-la no âmbito dos ODS.