22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Saúde

Guarapuava passa a ofertar teste rápido da dengue em UBS’s e Urgências

O teste é indicado para pessoas que residem em área onde há registro de dengue ou tenham viajado nos últimos 14 dias para área de risco

teste

UBS-PRIMAVERA-16-scaled

UBS’s ofertam teste rápido da dengue (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Moradores de Guarapuava contam agora com testes rápido da dengue. A detecção da doença está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Urgências para quem tem suspeita da doença. Dessa forma, o teste é indicado para as pessoas que residem em área onde há casos de dengue. Bem como, quando o morador viajou, nos últimos 14 dias, para área com ocorrência de transmissão ou presença do mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com o chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica, Hiagor Silva, para um diagnóstico mais preciso, há a necessidade de no mínimo seis dias de sintomas. Contudo, com melhor sensibilidade e especificidade alcançados com coleta no 10º dia.

Este teste é um importante definidor de diagnóstico, uma vez que o quadro clínico de dengue apresenta uma grande variedade de diagnósticos diferenciais. E, portanto, influenciam no tratamento e manejo da doença.

Além disso, é considerado suspeito e pode fazer o teste, o paciente que apresentar febre entre dois e sete dias. Bem como outros sintomas ocasionados pela doença. Crianças que residem em áreas com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, também entre dois e sete dias, e sem foco de infecção aparente.

SINTOMAS DA DOENÇA

Os sintomas são febre alta, manchas e inchaços na pele e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico, o que pode ser fatal. Além disso, é comum o paciente ter dor de cabeça ou náuseas. Por fim, é possível ocorrerem dores atrás dos olhos, costas, abdômen ou ossos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo