Guarapuava perdeu a instalação da indústria da Cargill, mas pode estar sendo beneficiada com a instalação de uma cervejaria no município. A informação é do secretário de Estado licenciado da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, que afirmou que as negociações do governo do Paraná estão sendo direcionadas para que a Itaipava ou a Schincariol se instalem em Guarapuava.
Ricardo Barros se reuniu com empresário hoje (28) em Guarapuava onde afirmou que a definição da Cargill por Castro já havia sido tomada há cerca de 30 dias e se baseou em questões de logística. “O governo do Estado chegou ao máximo de incentivo fiscal que pôde. Por uma questão de isonomia, se aumentasse os benefícios para que ela se instalasse em outro município teria que atender outras cerca de 40 indústrias de beneficiamento de milho que estão instaladas no Estado. Entre Castro e Guarapuava a diferença em recursos de logística chegaria próximo de R$ 3 milhões. A definição foi por questões puramente técnicas e logísticas”, enfatiza Barros.
Cervejaria
Por outro lado, Ricardo Barros disse que o município de Guarapuava pode ser beneficiado com uma cervejaria. “O governo do Paraná está negociando com 04 cervejarias para o Estado do Paraná, e já está definido que um será instalada em Guarapuava”, afirma.
Entre as indústrias que estariam sendo cogitadas para o município estão a Itaipava e a Schincariol. Barros não soube precisar o volume de investimentos que a indústria irá demandar, mas assegurou que as negociações estão adiantadas. “A prioridade do atual governo é industrializar o interior do Paraná. Guarapuava possui matéria-prima para as cervejarias. Em breve esperamos fazer o anuncio oficial deste empreendimento no município”, conclui o secretário licenciado.