O Outono começa nesta quinta (20) e embora o verão se despeça a temperatura não vai apresentar variações. O Simepar prevê a ocorrência de períodos de temperaturas altas durante o período da tarde em alguns dias e uma maior queda das temperaturas quando do ingresso de massas de ar frio de intensidade forte pelo Paraná é esperado.
Já as chuvas, terão menos incidência do que a prevista para a temporada. Porém, de acordo com o Simepar, a partir da segunda quinzena de abril, o risco climático de geadas aumenta nas regiões mais altas do estado, nas quais se incluem Guarapuava, Palmas e Inácio Martins. Em maio e junho o risco abrange todas as regiões do Paraná. A ocorrência de nevoeiros também é típica da estação e sua intensidade e duração estão diretamente associadas ao padrão de tempo predominante na região.
Segundo o Simepar, se for confirmada a presença do fenômeno El Niño, cuja possibilidade é de 52%, haverá chuvas em excesso a partir de junho, aumentando risco de enchentes e de calamidades.
Enquanto o fenômeno não acontece, a média de chuvas para o Paraná ficará abaixo de 100-140 milímetros, e as temperaturas variam entre 13°C e 23°C.