22/08/2023


Guarapuava poderá ter novo colégio com modelo cívico-militar

Comunidade escolar do Colégio Estadual Cesar Stange vai poder votar em uma consulta pública, se a instituição deve aderir ao modelo

Fim do ensino médio noturno Colégio Cesar Stange (Foto: Reprodução/Pexels)

A partir de 2024, Guarapuava poderá ter mais um colégio com o modelo cívico-militar. Isso se a comunidade escolar do Colégio Estadual Cesar Stange aderir ao modelo por meio de uma consulta pública prevista para os dias 28 e 29 de novembro. A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou o edital, contando com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Estudantes maiores de 16 anos também participam do pleito. Para votar, é necessário levar documento pessoal com foto.

Os responsáveis terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na escola. Votará somente um responsável por Código Geral de Matrícula (CGM) do estudante. De acordo com o secretário estadual da Educação do Paraná, Roni Miranda, a divulgação do resultado da votação deve ocorrer no dia 5 de dezembro.

O modelo dos colégios cívico-militares proporciona a ampliação do aprendizado devido à maior quantidade de aulas que é oferecida aos estudantes. O processo aprimora a qualidade do ensino com aulas adicionais de português, matemática e da unidade curricular exclusiva de cidadania e civismo. Assim os alunos têm o conhecimento das leis, da Constituição Federal, além do papel dos três poderes, e de valores como ética, respeito e cidadania.

MODELO CÍVICO-MILITAR NO PARANÁ

O modelo educacional combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva  na administração e na rotina escolar. Conforme o Estado, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, e dessa forma busca promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos.

O Paraná já tem 194 colégios funcionando nesta modalidade com o modelo estadual. Há ainda 12 escolas cívico-militares com o modelo do programa nacional, que por decisão do governo federal será descontinuado em 2024. Essas 12 escolas deverão passar à gestão do Estado. Aproximadamente 121 mil alunos estão matriculados nas instituições cívico-militares, no modelo estadual bem como no modelo nacional.

Ainda de acordo com Estado, as instituições são criadas a partir da demanda de comunidades de colégios em Regiões com alto índice de vulnerabilidade social. Incluindo também os locais com baixos índices de fluxo e rendimento escolar. Desse modo, as escolas cívico-militares somente podem funcionar em municípios que contém com menos duas escolas estaduais na área urbana.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo