22/08/2023
Saúde

Guarapuava possui entre 800 e 1,2 mil pacientes com Alzheimer

imagem-92038

Lizi Dalenogari, da Redação

Fundada em maio de 2012, a Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio ao Portadores de Alzheimer – AEPAPA, é uma sociedade sem fins lucrativos que tem prestado apoio, orientação e suporte a cuidadores, familiares e pacientes com diagnóstico de Alzheimer em Guarapuava.

São 85 famílias cadastradas, das quais 58 estão recebendo atendimento atualmente (27 famílias continuam recebendo apoio mesmo após o falecimento do paciente). Estima-se que existem entre 800 a 1200 casos de Alzheimer no município. “E para se chegar a estas famílias, a informação é o melhor caminho”, destaca Vera Lúcia Borges Ferreira, assistente social da entidade.

Entre os serviços prestados pela Associação se destacam a avaliação caso a caso de cada paciente e posterior suporte neuropsicológico tanto para ele, quanto para os familiares e cuidadores. A entidade também disponibiliza atividades de fisioterapia, orientações sobre nutrição e atendimento nas áreas de psicologia, assistência social, biomedicina, farmácia e enfermagem. São ao todo seis equipes capacitadas que desenvolvem, além do atendimento, pesquisas através do Laboratório de Neurociências e Comportamento da Unicentro/Campus Cedeteg, maior parceira da AEPAPA.

Para que a família possa ter acesso a todos os serviços é preciso que se inscreva na Associação. O fundamental é que a família tenha o laudo do diagnóstico da doença de Alzheimer, e a partir daí, após agendamento, uma visita é realizada pela assistente social Vera Lúcia, para que os demais procedimentos comecem a ser oferecidos.

A AEPAPA está localizada na Rua Inácio Karpinski, 1694, no Núcleo Padre Chagas, no Bairro Bonsucesso. Os telefones são: (42) 3304-5460 ou (42) 3304-5452. Maiores informações podem ser obtidas através do site da Associação: aepapa.wix.com/guarapuava.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.