22/08/2023
Cotidiano

Guarapuava (PR) recebe o projeto “A Mata Atlântica é aqui ” da Fundação SOS Mata Atlântica

imagem-7223

Guarapuava – O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, que iniciou a viagem por São Paulo, seguiu para Mato Grosso do Sul e já esteve em Foz do Iguaçu, Londrina, Telêmaco Borba e Ponta Grossa, no Paraná, chega a Guarapuava em 29 de julho. Para mostrar as diversas iniciativas existentes no País para a conservação do bioma, o projeto, um caminhão totalmente adaptado pela Fundação SOS Mata Atlântica, conta com palco para manifestações artísticas de temática socioambiental, túnel dos sentidos, atividades lúdicas, mobilizações, concursos e exposições que visam sensibilizar o público sobre a importância da Mata Atlântica para a vida das pessoas. “Queremos mostrar que todos, em qualquer lugar, podem ajudar na sua conservação, reconhecendo que a Mata Atlântica é aqui, onde nós vivemos”, conta Nádia Aun, coordenadora do projeto. A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Em Guarapuava, tem o apoio local da ONG Gravatá; da Bioses Consultoria Ambiental e Florestal; e da Secretaria de Meio Ambiente. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
O caminhão ficará estacionado no Parque do Lago de 29 de julho a 2 de agosto. Durante toda a estadia na cidade, acontecerão atividades como o Túnel dos Sentidos (por onde as pessoas entram de olhos vendados e podem resgatar sua relação com os cheiros, sons e texturas da floresta); o Jogo da Cidadania; e o Jogo da Memória, com espécies da Mata Atlântica. As visitas monitoradas com escolas e outros grupos da região e o plantio simbólico de espécies, entre outras atividades, acontecerão de acordo com a programação. A ONG Gravatá promoverá oficinas de construção de brinquedos com materiais reaproveitados e a Bioses vai conversar com o público sobre Negócios Sustentáveis. Confira abaixo a programação completa. As atividades acontecem no dia 29 de julho, das 11h às 16h; nos dias 30 e 31 de julho, das 9h às 16h; e nos dias 1º e 2 de agosto, das 14h às 18h.

Monitoramento da qualidade da água
Por todas as cidades onde o Projeto passa, a Fundação SOS Mata Atlântica seleciona um rio, córrego ou lago, faz a coleta de água e, com um kit de monitoramento, efetua sua análise, que engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio, entre outras. Em Guarapuava, a coleta para monitoramento da qualidade da água acontecerá no próprio parque, no primeiro dia, às 11 horas. O resultado será divulgado ao final da estadia na cidade.

A Mata Atlântica é Aqui
O Estado do Paraná possuía originalmente 98% do seu território no bioma Mata Atlântica. Com os ciclos econômicos, a floresta foi sendo desmatada e, hoje, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), restam apenas 9,85% da floresta no Estado. “É urgente fazer com que as pessoas compreendam que elas vivem na Mata Atlântica e que a água que utilizam, o ar que respiram e o clima regulado que usufruem são propiciados pela floresta, e que por isso é imprescindível conservar o que sobrou da floresta e promover esforços para sua recuperação”, salienta Nádia. A cidade de Guarapuava era originalmente 100% coberta pela Mata Atlântica e hoje restam apenas 13% de floresta.
Em cada cidade por onde passa o Projeto, os educadores ambientais da SOS Mata Atlântica estimulam a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental. “É para alertar sobre a importância da Mata Atlântica e a sua influência na vida de cada um que desenvolvemos todas as atividades com o público”, explica Lemuel Santos, o Rex, um dos monitores da exposição. “Vamos receber escolas em horários agendados e discutir temas como educação ambiental e restauração florestal com profissionais que atuam aqui na região”, complementa a também monitora Rosana Duarte.
Após Guarapuava, o projeto segue para o Estado de Santa Catarina e retorna ao Paraná em seguida, passando pelas cidades de Curitiba e Paranaguá. Serão visitadas, ao todo, 40 cidades das regiões Sul, Sudeste e do estado do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, durante um ano. O caminhão já passou por Itu, Campinas, Piracicaba e Bauru em São Paulo; Dourados, no Mato Grosso do Sul; e Foz do Iguaçu, Londrina, Telêmaco Borba e Ponta Grossa, no Paraná.

Programação das Atividades
“A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” em Guarapuava
Data: 29 de julho a 2 de agosto de 2009.
Local: Parque do Lago. Rua XV de Novembro, s/n. Centro.

Informações: www.sosma.org.br / itinerante@sosma.org.br Telefone: (11) 3055.7888 ramal 7886
29 de julho (qua) – Parque do Lago
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 11h às 16h
11h – Solenidade de Abertura com coleta de água do Parque do Lago.
15h – Cinemata: Exposição de vídeos com temas Socioambientais.
30 de julho (qui) – Parque do Lago
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 09h às 16h – Visitas monitoradas e pré-agendadas com escolas e grupos da região.
10h – Oficina de Construção de brinquedos com reaproveitamento de materiais. Realização: ONG Gravatá.
14h – Oficina de Construção de brinquedos com reaproveitamento de materiais. Realização: ONG Gravatá.
31 de julho (sex) – Parque do Lago
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 09h às 16h – Visitas monitoradas e pré agendadas com escolas e grupos da região.
10h – Oficina de Construção de brinquedos com reaproveitamento de materiais. Realização: ONG Gravatá.
14h – Oficina de Construção de brinquedos com reaproveitamento de materiais. Realização: ONG Gravatá.
01 de agosto (sáb) – Parque do Lago
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 14h às 18h
14h30 – Roda de Conversa sobre Negócios Ambientais, mediada por Xico Putini – Bioses Consult. Ambiental e Florestal
17h – Apresentações Artísticas da Região. Organização ONG Gravatá.
02 de agosto (dom) – Parque do Lago

Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 14h às 18h
15h – Apresentações Artísticas da Região. Organização ONG Gravatá.
16h30 – Plantio simbólico no Parque do Lago. Apoio da Secretaria de Meio Ambiente.
18h – Encerramento das atividades.
Dias e horários a confirmar: túnel dos sentidos, jogo da cidadania, maquete dinâmica e outros jogos educativos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.