Da Redação
Guarapuava – O Tribunal Regional Eleitoral começa nesta segunda feira (30) a fazer o cadastro de voluntários que queiram participar como mesários nas eleições que ocorrerão no dia 2 de outubro deste ano. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Estado precisa entre 110 e 120 mil mesários. Somente em Guarapuava serão quatro mesários por sessão. De acordo com o chefe do Cartório da 44ª Zona Eleitoral, João Americano, são 288 sessões abrangendo dos municípios de Guarapuava, Campina do Simão, Foz do Jordão, Candói e Turvo. Já na 43ª Zona, são mais 235 sessões. As duas juntas precisarão de 2.092 mesários.
Segundo João Americano, o cadastro pode ser feito em qualquer período, porém, como a convocação começa já no dia 13 de junho, o TRE está intensificando a chamada.
Quem tiver interesse em aderir à Campanha do Mesário Voluntário deve se cadastrar no site do TRE-PR. O programa criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem como objetivo incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos.
BENEFÍCIOS
Os interessados devem ter mais de 18 anos. Eles passarão por um treinamento com servidores da Justiça Eleitoral. Os mesários ganham alguns benefícios, como direito a duas folgas por dia trabalhado, auxílio alimentação no dia das eleições, preferência no desempate de alguns concursos públicos – desde que esteja previsto em edital, e concessão de 30 horas extras-curriculares aos universitários, conforme o regimento interno de cada instituição.