22/08/2023



Guarapuava Saúde

Guarapuava prepara estrutura para a vacinação contra a covid-19

Porém, ainda não há o número definido de quantas doses serão enviadas a Guarapuava neste primeiro momento da vacinação

tenda

Guarapuava prepara estrutura para a vacinação contra a covid-19 (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

A montagem de tendas na praça em frente a Prefeitura de Guarapuava está chamando a atenção de quem passa pelo local. De acordo com a Prefeitura, trata-se de uma estrutura para a vacinação contra a covid-19. Entretanto, ainda não há data definida para a imunização em massa.

Conforme a 5ª Regional de Saúde, o primeiro lote de vacinas chegará na cidade, possivelmente, nessa quarta (20). Dependendo do horário, a vacinação em profissionais da saúde e outros grupos prioritários, começam na quinta (21).

(Imagem: Sesa)

Para ordenar a imunização, a Secretaria Municipal de Saúde elabora um plano municipal de logística. Porém, ainda não há um número de quantos doses a 5ª Regional receberá para os 20 municípios.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a definição de grupos prioritários seguiu critérios do Ministério da Saúde. Isso leva em conta o tempo de contato (ou exposição) com os pacientes com covid-19. Assim como as pessoas com maior risco de complicações pela infecção causada pelo Sars-CoV-2.

Conforme as pesquisas em andamento, e os critérios de exclusão utilizados nestes estudos, não devem tomar a vacina: pessoas menores de 18 anos de idade. Mas, atençãoː este limite de faixa etária pode variar entre as vacinas. Assim como gestantes e pessoas com histórico de reação anafilática confirmada associada a dose anterior da Vacina contra covid-19 ou a qualquer um dos componentes.

Porém, de acordo com o Plano de Vacinação, a contraindicação pode variar conforme o tipo da vacina. A Sesa também não recomenda a administração simultânea de vacinas. A orientação é que as vacinas sejam aplicadas com intervalo de no mínimo de 30 dias entre uma e outra.

PRIMEIRA ETAPA

Assim sendo, nesta primeira etapa a população alvo a ser vacinada é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Além dos profissionais que atuam nos locais. Também constam entre os prioritários a população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo coronavírus.

Entretanto, em seguida, o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade. Inclui também pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, a quantidade de vacinas destinadas ao Paraná é de 5% do total que o país tiver disponível. Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo