22/08/2023


Guarapuava Saúde

Guarapuava promove Dia D para fazer a carteirinha do autista

O mutirão para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) ocorre nesta sexta (19)

Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) (Foto: jcomp/Freepik)

A Prefeitura de Guarapuava e o Governo do Estado promovem um mutirão para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O Dia D ocorre nesta sexta (19), das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30, nos seguintes locais:

  • Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, na rua Guaíra, 3074, Centro. Telefone: (42) 3142-0500;
  • Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (CTEA) na avenida Moacir Júlio Silvestre, 830 (em Frente ao Superpão Hiper), Centro. Telefone: (42) 3142-1229;
  • Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, rua Senador Pinheiro, 2332, Centro. Telefone: (42) 3621-7600;
  • Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA), na rua Curitiba, 145, no bairro Bonsucesso. Telefones: (42) 3304-2543 e (42) 9 8442-5694;
  • Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na rua Luis Ciscato, 75, Santa Cruz. Telefone: (42) 3623-2544.

A CIPTEA é um documento de identificação que garante a prioridade em atendimentos públicos e privados em todo Estado do Paraná, conforme a lei Federal n°13.977/2020. Conforme a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosa Aparecida Daniel, no ‘Dia D’ as famílias podem levar a documentação e receber as carteirinhas impressas.

Os locais listados estarão preparados para receber e fazer o encaminhamento da documentação. As carteiras serão impressas e entregues na hora. Além disso, também haverá emissão em formato PDF, para usar no celular, como documento digital.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • RG e CPF da pessoa autista;
  • RG e CPF do responsável;
  • Fotografia 3×4 (Pode tirar pelo celular);
  • Laudo médico (Deve conter os dados do paciente, a classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID) e assinatura com CRM do médico);
  • Exame de tipo sanguíneo ou qualquer outro documento válido/legítimo que comprove o tipo sanguíneo. (Carteira de vacinação, carteira de doação de sangue e exame de tipo sanguíneo);
  • Comprovante de endereço;
  • Telefone e e-mail do responsável para contato.

SERVIÇO

O serviço fica disponível durante o ano todo. O processo também ocorre de forma on-line, diretamente no portal do Governo do Estado. Após análise e aprovação de cadastro, o prazo para emissão digital do documento é de até 30 dias. A carteirinha deve ser impressa para o uso.

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Antunes

Jornalista

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