O prefeito de Guarapuava, Celso Góes encaminhou um Projeto de Lei Complementar para a Câmara de Vereadores na última sexta (5). O PL propõe um reajuste salarial de 9% para os servidores públicos municipais a partir de maio.
Conforme a Secretaria de Comunicação, o índice fica acima da inflação dos últimos 12 meses, registrado pelo IPCA em 4,65%. Para o prefeito, a intenção é ir além da reposição inflacionária e proporcionar o aumento real dos salários, “contribuindo para o reestabelecimento do poder aquisitivo dos servidores”.
O aumento beneficia servidores públicos ativos, inativos e pensionistas da Administração Direta e Indireta. Dessa forma, atinge os quadros Geral, da Saúde, servidores da Educação e ocupantes de cargos de provimento em comissão. E, por fim, os servidores da Fundação de Proteção Especial da Juventude e Infância (Fundação Proteger).
Além disso, o Executivo Municipal inclui a atualização do valor de vencimento inicial para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Assim, o valor passou a R$ 2.640, equivalente a dois salários mínimos nacional, a partir de 1º de maio de 2023.
O aumento do piso segue em consonância com a medida provisória nº 1172 de 2023, que reajustou o salário mínimo para R$ 1.320 a partir de maio. “Estamos atendendo os anseios desses servidores, possibilitando que sejam remunerados de forma como prevê o piso da categoria”.
Leia outras notícias no Portal RSN.