Guarapuava está recebendo na manhã desta quinta (9), a primeira Rodada de Negócios de 2023 da Invest Paraná, agência de captação de investimentos do Governo do Estado. A rodada em parceria com a Prefeitura ocorre na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) e tem como foco o setor madeireiro.
De acordo com o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o objetivo é incentivar os negócios locais, aproximando empresas de potenciais fornecedores e compradores do próprio município e do entorno. “Esse estímulo à economia local, com empresas comprando de fornecedores de sua própria Região, é uma diretriz do governador Carlos Massa Ratinho Junior para incrementar a geração de empregos e de renda no Estado. Isso também reduz custos, como no caso do frete, e torna a produção das empresas mais rápida”.
Durante a rodada de negócios, os empreendedores locais poderão fortalecer o networking, criar parcerias com novos mercados. Além disso terão a oportunidade de trocar informações e experiências, e, principalmente, fechar negócios com empresas estratégicas para a economia de Guarapuava. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaina Naumann disse que a Rodada de Negócios vai fortalecer as empresas e o comércio. “Vamos gerar novos negócios, novas oportunidades de investimentos, ampliar a rede de contatos e aquecer a economia”.
NEGOCIAÇÃO DIRETA
Conforme o diretor de Mercado da Invest Paraná, Gustavo Cejas, as empresas vão apresentar os produtos de maneira direta e objetiva na rodada. Além disso, toda a metodologia das negociações foi desenvolvida pela Invest Paraná com a Associação Comercial de Guarapuava.
“Vamos colocar compradores e vendedores na mesma mesa para que fechem negócio. O objetivo é justamente esse: criar oportunidades no setor produtivo que, no caso de Guarapuava, será o segmento de madeira, em que vamos reunir uma série de fornecedores, como de cola, de serragem, de ferramentas, para que fechem parcerias comerciais”.
Além de Guarapuava, a Invest Paraná planeja mais três Rodadas de Negócios em 2023, uma por trimestre. Por fim, a metodologia de negociação para cada rodada é desenvolvida junto com o setor produtivo da cidade que recebe o evento, conforme a vocação comercial da Região.
Leia outras notícias no Portal RSN.