Guarapuava – O projeto A Mata Atlântica é aqui exposição itinerante do cidadão atuan-te, chega a Guarapuava amanhã, quarta-feira, dia 29.
Para mostrar as diversas iniciativas existentes no País para a conservação do bioma, um caminhão totalmente adaptado pela Fundação SOS Mata Atlântica, conta com palco para manifestações artísticas de temática socioambiental, túnel dos sentidos, atividades lúdicas, mobilizações, concursos e exposições que visam sensibilizar o público sobre a importância da Mata Atlântica para a vida das pessoas. Queremos mostrar que todos, em qualquer lugar, podem ajudar na sua conservação, reconhecendo que a Mata Atlântica é aqui, onde nós vivemos, conta Nádia Aun, coordenadora do projeto. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
O caminhão ficará estacionado no Parque do Lago de 29 de julho a 2 de agosto. Durante toda a estadia na cidade, acontecerão atividades como o Túnel dos Sentidos (por onde as pessoas entram de olhos vendados e podem resgatar sua relação com os cheiros, sons e texturas da floresta); o Jogo da Cidadania; e o Jogo da Memória, com espécies da Mata Atlântica. As visitas monitoradas com escolas e outros grupos da região e o plantio simbólico de espécies, entre outras atividades, acontecerão de acordo com a programação. A ONG Gravatá promoverá oficinas de construção de brinquedos com materiais reaproveitados e a Bioses vai conversar com o público sobre Negócios Sustentáveis. As atividades acontecem no dia 29 de julho, das 11h às 16h; nos dias 30 e 31 de julho, das 9h às 16h; e nos dias 1º e 2 de agosto, das 14h às 18h.
Monitoramento
Por todas as cidades onde o Projeto passa, a Fundação SOS Mata Atlântica seleciona um rio, córrego ou lago, faz a coleta de água e, com um kit de monitoramento, efetua sua análise, que engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio, entre outras. Em Guarapuava,esse monitoramento acontecerá no próprio parque, no primeiro dia, às 11 horas. O resultado será divulgado ao final da estadia na cidade.
A Mata Atlântica é Aqui
O Estado do Paraná possuía originalmente 98% do seu território no bioma Mata Atlântica. Com os ciclos econômicos, a floresta foi sendo desmatada e, hoje, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), restam apenas 9,85% da floresta no Estado. É urgente fazer com que as pessoas compreendam que elas vivem na Mata Atlântica e que a água que utilizam, o ar que respiram e o clima regulado que usufruem são propiciados pela floresta, salienta Nádia. A cidade de Guarapuava era originalmente 100% coberta pela Mata Atlântica e hoje restam apenas 13% de floresta.
Em cada cidade , os educadores ambientais da SOS Mata Atlântica estimulam a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental. É para alertar sobre a im-portância da Mata Atlântica e a sua in-fluência na vida de cada um que desen-volvemos todas as atividades com o público, explica Lemuel Santos, o Rex, um dos monitores da exposição. Vamos receber escolas em horários agendados e discutir temas como educação ambiental e restauração florestal com profissionais que atuam aqui na região, complementa a também monitora Rosana Duarte.