22/08/2023


Geral

Guarapuava recolhe 300 toneladas/mês de lixo reciclável

imagem-77028

Por Bruno Martins

Na manhã desta sexta-feira (15) a Prefeitura Municipal de Guarapuava, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, lançou oficialmente o programa “Jogue Certo” que através da coleta seletiva atende oito bairros da cidade e também o distrito de Entre Rios.

“Nós atingimos 50% da população com esse programa. São 300 toneladas de lixo destinadas a reciclagem todos os meses, gerando renda para 439 catadores”, afirma Aquecir Cardoso, coordenadora do programa de reciclagem. Os recicláveis deixam de ter o mesmo destino de lixos comuns que vão para o aterro sanitário e seguem para a Reciclasol (Cooperativa dos Operadores Ecológicos de Guarapuava), que possui 140 associados, além de gerar empregos.

O prefeito Cesar Silvestri Filho destacou o avanço da administração na área de meio ambiente. “Ao mesmo tempo em que avançamos em saúde e infraestrutura, também avançamos no meio ambiente. Antes o lixo era recolhido junto e agora nós triplicamos a coleta seletiva, além de realizar um trabalho educacional de conscientização”.

O secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, lembrou que agora o programa conta com três caminhões e mais um de apoio cedido pela Reciclasol.

CRONOGRAMA DA COLETA SELETIVA:

Segunda-feira – Bairro Santa Cruz (tarde); Centro (a partir das 16h) Prefeitura até o Colégio Visconde.

Terça-feira – Trianon (tarde), Entre Rios (dia todo); Cristo Rei e Bonsucesso (tarde).

Quarta-feira – Batel (tarde); Vila Carli(tarde).

Quinta-feira – Vila Buck (manhã), São Cristovão (manhã); Bairro dos Estados, Bonsucesso (rodoviária) e Núcleo Padre Chagas (tarde).

Sexta-feira – Santana e Alto da XV (manhã e tarde), Centro (a partir das 16h) da Rua XV até a Lagoa.

INFORMAÇÕES

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava – SEMAG: (42) 3624-2214

Cooperativa de Operadores Ecológicos de Guarapuava: (42) 3623-0596 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo