22/08/2023



Em Alta Guarapuava Política

Guarapuava reduz despesas com pessoal após intervenção do TCE

Intervenção do Tribunal passa pela extinção de 143 cargos comissionados criados pelo prefeito Celso Góes. Regularização saiu hoje (5)

Gratificações foram suspensas (Foto: Arquivo/RSN)

Guarapuava tem buscado ajustar as finanças e reduzir as despesas com pessoal após intervenção do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). O município encontra-se entre os quatro no Paraná a ser alertado sobre os altos gastos com pessoal. A criação de cargos na gestão do prefeito Celso Góes (CD), ultrapassou o limite prudencial de 95% do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A intervenção do TCE, conforme o órgão, levou à necessidade de redução de custos. A medida imediata levou o prefeito a extinguir 143 cargos comissionados na administração municipal.

A medida, adotada pelo prefeito Celso Góes, tem gerado crítica. Isso porque opositores têm apontando que a decisão poderia ser uma forma de retaliação ao prefeito eleito. Isso porque a extinção saiu no Diário Oficial do Município, pouco tempo depois das eleições. Entretanto, apenas nesta quinta (5), o TC divulgou a regularização promovida pelos municípios.

No entanto, a extinção dos cargos não deve ser vista como uma ação contra o novo governo. Mas sim, observada como uma medida para atender às orientações do Tribunal de Contas e para o ajuste fiscal necessário. Esses cargos criados durante a gestão de Celso Góes, no entanto, embora importantes para a estrutura administrativa, contribuíram para o ‘inchaço’ da máquina pública e o aumento das despesas com pessoal.

CONTENÇÃO DE GASTOS

A redução dos cargos comissionados é uma tentativa de conter os gastos excessivos, que estavam comprometendo a saúde financeira do município. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal os gastos com a folha de pagamento não devem ultrapassar 60% da Receita Corrente Líquida (RCL) do município. Sendo 54% destinados ao Poder Executivo e 6% ao Legislativo. Guarapuava estava entre os municípios que utilizavam mais de 95% desse limite, o que gerou o alerta do TCE-PR.

Além de Guarapuava, outros municípios também conseguiram regularizar as despesas com pessoal após a intervenção do TCE-PR. São eles: Alto Piquiri, Foz do Iguaçu e Terra Rica, todos com o objetivo de cumprir a legislação e promover o equilíbrio fiscal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo