Durante o período dos Jogos Universitários Paranaenses, Guarapuava passou a ser ponto de integração entre as equipes esportivas e suas respectivas instituições, tornando-se assim mais conhecida entre a comunidade acadêmica.
A cidade tornou-se referência esportiva por atender pela segunda vez jogos em âmbito estadual, e comprovou estar capacitada tanto em infra-estrutura, organização e também pela gentileza do povo guarapuavano.
O diretor-geral das Faculdades Guairacá, Juarez Soares (foto), afirma que os cidadãos de Guarapuava evoluíram muito na questão de prestígio e conhecimento do esporte, já que estiveram na cidade muitos atletas de renome nacional e internacional, como é o caso de Alan Pereira da Silva. O atleta tem 26 títulos de campeão paranaense em Karatê, sendo também pentacampeão Brasileiro e Hexacampeão Sulamericano na mesma modalidade.
Soares ainda ressalta que o binômio educação e esporte se fez presente neste período e que para a Faculdade foi uma honra sediar os jogos juntamente com a Federação Paranaense de Desportos Universitários e a Prefeitura de Guarapuava. É uma oportunidade de mostrar a força de organização e trabalho que a Guairacá tem, observa. Na opinião do diretor, o evento foi um sucesso, já que está recebendo muitos elogios por parte dos representantes de outras instituições, e também por ter apenas uma atuação do Tribunal Desportivo, pelo fato de ter ocorrido um W.O.
Para a estudante Desirée, de Fisioterapia da Unopar de Londrina, a única dificuldade foi se adaptar ao frio para realizar as atividades físicas do futsal, já que a alimentação foi de boa qualidade e o alojamento estava em boas condições.
Marco Aurélio Marabá, Diretor de Futsal da Federação Paranaense de Desportos Universitários, afirma que é a primeira vez que vivencia Jogos Universitários de tanta qualidade, disputados verdadeiramente, com poucas ocorrências e numa tranquilidade total.
O Presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários, Ney Mecking, diz que Guarapuava vai ganhar muitos benefícios por ter sediado o JUP´S, principalmente o de conhecimento da cidade por parte dos atletas de outras regiões e as relações que foram construídas pelas equipes esportivas. Quanto à organização do evento, Ney acredita que foi de excelente qualidade, pois não houve problemas além do habitual, como indisciplina e algumas lesões. É o esporte mais uma vez contribuindo e colaborando para a educação, objetivo maior desse período tão curto de vida acadêmica. Pelo esporte estaremos formando futuros cidadãos do nosso país.
Na questão da competitividade entre os desportos nossas representantes, Guairacá e Unicentro, ficaram muito bem colocadas na classificação geral. Os atletas deram o melhor de si para a conquista das medalhas. A Guairacá ficou em primeiro lugar no futsal masculino e a Unicentro ficou em segundo lugar na categoria de judô.
Classificação Geral
1.º UEM Maringá 82 pontos
2.º Dom Bosco Curitiba 54 pontos
3.º Guairacá Guarapuava 43 pontos
4.º UEL Londrina 43 pontos
5.º Cesumar Maringá 29 pontos
6.º Unicentro Guarapuava 29 pontos
7.º Unopar Londrina 26 pontos
8.º Unioeste Cascavel 26 pontos
9.º PUC Curitiba 24 pontos
10.º FAG Cascavel 24 pontos
11.º Unipar Umuarama 19 pontos
12.º UTFPR Curitiba 16 pontos
13.º Fafipa Paranavaí 15 pontos
14.º FAE Curitiba 14 pontos
15.º Tuiuti Curitiba 11 pontos
16.º UEPG Ponta Grossa 6
Morgana Nunes