Guarapuava registrou só de janeiro até agora, 61 focos de dengue, com larvas do mosquito. Assim, conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, os últimos levantamentos da Secretaria de Saúde do município, não agradam. De acordo com a Secom, os bairros com maior incidência são: Morro Alto, Jardim Araucária, Residencial 2000 com cinco focos.
Além disso, Bonsucesso, São Cristóvão, Parques das Árvores e Recanto Feliz com nove focos. Xarquinho, Feroz e Primavera acumula 10 focos de dengue. Jordão, um foco. Santa Cruz e Santana, dois focos. Boqueirão, Vila Bela, Tancredo Neves, Planalto e Concórdia, totaliza 14 focos.
De acordo com Suzana de Souza, Chefe da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Entre Rios tem 16 registros. O Distrito da Palmeirinha, um foco. E por fim, Vila Carli, Paz e Bem e Jardim das Américas, três focos de dengue.
“Ainda não foi registrado nenhum caso de dengue, a doença transmitida pelo mosquito através da picada. Mas a presença do vetor deve colocar todos em alerta”.
A preocupação se justifica, porque se no ano passado, durante todos os 12 meses, foram registrados 87 focos, em 2021 já ter o registro de 61 casos, indica um aumento bastante significativo e preocupante. Por isso, há necessidade de uma maior conscientização da população no combate ao Aedes aegypti, em Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.