*Reportagem com vídeo
O Informe Epidemiológico divulgado semanalmente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), registrou mais quatro casos de dengue em Guarapuava. Dessa forma, o município chega a 13 confirmações no atual período epidemiológico, que iniciou em agosto de 2022 e segue até julho de 2023.
No mesmo período do ano passado, o município havia apresentado seis casos positivos, menos que a metade que neste ano. Ademais, agora, já há 152 notificações, enquanto que em 2022 havia 90, neste mesmo recorte de tempo.
Entre os 13 casos em Guarapuava, há 10 importados – quando a pessoa se contamina em outro município -, e dois autóctones, ou seja, contaminação dentro do território. Além disso, há um caso que não houve como identificar a origem.
Contudo, segundo a Prefeitura de Guarapuava, houve uma diminuição de infestação no último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). Dessa vez, o gráfico apontou 0,4%, o que seria satisfatório para o município. Conforme as informações, os dados se baseiam em 3.178 visitas a imóveis e em coleta de 12 amostras, entre os dias 8 e 25 de maio.
Confira o gráfico:
No entanto, conforme a coordenadora do Programa Nacional de Controle à dengue no município (PNCD), Sabina Curi, ainda há necessidade de manter os cuidados. “O nosso índice de infestação baixou para 0,4%, mas, os casos notificados suspeitos de outros municípios, aumentaram significativamente. Por isso, continuamos em alerta”.
PARANÁ
De acordo com o novo boletim semanal publicado nessa terça (30) pela Sesa, há 10.508 novos casos de dengue no Paraná e mais cinco mortes. Ao todo, agora são 76.797 confirmações e 56 mortes em decorrência da doença (24 mulheres e 32 homens). Os casos confirmados estão presentes em 352 municípios.
Leia outras notícias no Portal RSN.