O boletim diário da Secretaria de Saúde de Guarapuava voltou a trazer números positivos em relação à covid-19. Nessa segunda (19), o município atingiu o menor número de casos ativos de 2021: 304. O número já tinha sido batido no dia 9 de julho, quanto 323 pessoas estavam nessa condição. O pico de casos ativos foi em 21 de maior, o pior mês da pandemia em Guarapuava, quando 2.183 pessoas estavam ativos.
Após o lockdown de 14 dias, decretado em 18 de maio pela Prefeitura, os números diminuíram. Entretanto, todos os dias ainda há confirmações de novos casos. Por isso, os cuidados devem ser mantidos. Esta é a orientação do secretário de Saúde, Jonilson Pires. A manutenção da bandeira e consequentemente o avanço para a bandeira verde ainda demanda a colaboração de todos.
“A redução de casos ativos e de novos casos confirmados é expressiva. Resultado dos cuidados adotados por todos e do avanço da vacinação. Cabe ressaltar que não devemos nem podemos descuidar, pois sabemos que há uma nova variante em circulação. E para que possamos permanecer em bandeira amarela, com as restrições mínimas, ainda é necessária máxima atenção”.
BANDEIRA AMARELA
Assim, o município está há 17 dias em bandeira amarela. Além disso, há 11 dias os indicativos colocam Guarapuava com índice de 2 pontos na tabela. Na semana passada, houve especulações sobre o avanço para a bandeira verde, porém, ainda não há previsão de que ocorra.
Leia outras notícias no Portal RSN.