Janeiro chegou com alta considerável nos casos de covid-19 em Guarapuava. No dia 24 de dezembro, o município apresentava 10 casos ativos, além de 37 em investigação. No dia seguinte, os casos voltaram a aumentar com a confirmação de mais 23 infectados. Desde então, os números não param de subir.
Nesta quinta (6), Guarapuava registrou 544 novos casos e, assim, chegou à 1.307 casos ativos. Ou seja, casos que tem grande potencial de transmissão. Dessa forma, o número mais que dobrou, se comparado aos 230 casos confirmados ontem (5). Além disso, há 162 casos em investigação e as filas para fazer o teste da doença não param de crescer.
O número de casos ativos não era tão alto desde 18 de maio de 2021, quando o Município apresentava 1.380 infectados com potencial de transmissão, no pico da pandemia. Nesse momento, Guarapuava estava na bandeira laranja. Contudo, esse é o maior número de novos casos registrados em um único dia desde o início da Pandemia.
De acordo com o secretário de Saúde da Prefeitura de Guarapuava, os números de hoje ultrapassam o maior número já notificado em um único dia, que foi no dia 16 de maio de 2021. Ele ainda afirmou em live, nesta quinta (6), que foram surpreendidos com a alta de casos “sem precedentes”. Entretanto, o município não registra mortes há 48 dias.
Grande parte do aumento resulta das aglomerações nas festas de fim de ano e a falta do uso de máscara nos espaços públicos. Essas atitudes ocasionaram um crescimento de 1.297 pessoas com o vírus ativo em 13 dias. Um salto de 10 para os 1.307 divulgados hoje.
PARANÁ
A Secretaria do Estado da Saúde divulgou nesta quinta (6) mais 5.492 casos confirmados e quatro mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. É a soma das últimas 24 horas (4.253 casos e nenhuma morte) e de períodos anteriores.
Leia outras notícias no Portal RSN.