22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Paraná Previsão do tempo

Guarapuava registra segunda menor temperatura do Paraná

Termômetros marcaram 1,5ºC em Entre Rios. General Carneiro teve a menor temperatura do PR, com 0,5ºC. Esta é a manhã mais fria de 2022

Geada no Paraná - Campo Largo, 20/07/2021 - Foto: Ana Tigrinho

Termômetros marcaram 1,5ºC em Entre Rios. General Carneiro teve a menor temperatura do PR, com 0,5ºC. Esta é a manhã mais fria de 2022 (Foto: Ana Tigrinho)

Não dá para negar que para quase todo mundo, sair da cama na manhã desta terça (17) foi uma tarefa difícil. O frio conhecido por fazer “bater os dentes” chegou. As temperaturas desabaram. Quem deu uma olhada nos termômetros pode ver apenas um número.

Neste momento, por volta das 11h30, os termômetros marcam 6°C em Guarapuava. Mas a sensação térmica é de apenas 2°C. O amanhecer no Distrito de Entre Rios em Guarapuava, teve mínima de 1,5°C. Porém a sensação térmica era de apenas 1ºC mesmo.

Essa foi a segunda menor temperatura do Paraná, ficando atrás apenas de General Carneiro que registrou a menor temperatura do Estado: 0,5°C. Na área urbana de Guarapuava a mínima ficou em 1,8ºC.

Entretanto alguns paranaenses tiveram a sorte de ver dois dígitos no termômetro. Como os moradores de Antonina, Guaratuba e Morretes. Lá, o frio só chegou a 10,4°C, 11,8°C e 11,6°C, respectivamente. Por outro lado, em Cascavel, os termômetros bateram 1,7°C e na capital do Estado, por volta das 6h, os termômetros marcavam 5,1°C. Porém, a sensação térmica era também de apenas 1°C.

FRIO INTENSO

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), hoje é o dia mais frio do ano em todo o Paraná. Porém, ainda não houve registro de áreas mais abrangentes, apenas em locais bem pontuais. Além disso, ainda há a previsão de ocorrência de chuva congelada. O meteorologista Lizandro Jacobsen declarou ao Portal RSN que a geada pode ter ocorrido nesta terça (17), mas é um fenômeno de observação.

Contudo, durante a semana há o risco de geada negra que prejudica a agricultura. É aquela que quando observamos parece não ter caído, mas dias depois as plantações estão queimadas.

Assim, o Instituto de Meteorologia (Inmet) colocou o Paraná sob alerta laranja de onda de frio intenso pelos próximos cinco dias. No entanto, não dá para reclamar já que por pouco não recebemos o alerta de neve, como apontado em Santa Catarina. Por lá, a espessura da neve pode ser de 5 a 20 centímetros.

(Foto: Reprodução/Inmet)

Por isso, é hora de tirar os agasalhos reforçados do armário e vestir as armaduras contra os ventos gelados. Isso porque, as rajadas de vento podem chegar a 76 Km/h hoje em Guarapuava. Assim, toucas, cachecóis e luvas são bem-vindos.

O tempo pode melhorar na próxima semana, quando o Simepar afirma que “segue com pouca chuva no Paraná. Ainda deve fazer frio, mas o risco de geadas diminui bastante. Em contrapartida, as condições para formação de nevoeiros aumenta. As temperaturas à tarde no interior do Estado ficam mais agradáveis”.

(*Com informações do Bem Paraná)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo