Guarapuava retoma nesta segunda (27), a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos. Entretanto, a primeira dose se destina ao público com comorbidades. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 337 adolescentes já estão imunizados na primeira etapa que começou em 23 de setembro.
É que no último dia 16 de setembro, o Ministério da Saúde, em uma medida cautelar, suspendeu a imunização de adolescentes sem comorbidades. A decisão ocorreu após a notificação de um evento adverso grave. Conforme o MS, trata-se da morte, de uma adolescente no estado de São Paulo, após tomar a vacina da Pfizer. No entanto, posteriormente a Anvisa descartou a relação com o imunizante. Ela tinha uma doença autoimune.
Conforme o Ministério da Saúde, o caso foi, então, discutido no Comitê Interinstitucional de Farmacovigilância de Vacinas e outros Imunobiológicos (CIFAVI). Assim, houve a recomendação da retomada da vacinação dos adolescentes sem comorbidades. A mesma recomendação foi dada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT) e pela Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI), após reunião no último dia 17.
NA TENDA DE VACINAÇÃO
A orientação também considera pesquisas internacionais recentes. Os estudos apontam um baixo número de eventos adversos graves após a vacinação neste grupo. Para isso, a imunização deve ser feita somente com a vacina da Pfizer, a única autorizada no Brasil para esse público até o momento. Assim sendo, em Guarapuava, os adolescentes devem comparecer à Tenda de Vacinação entre às 8h e 17h, acompanhados por pais ou responsáveis.
Ainda nesta segunda é dia da aplicação das segundas e terceiras doses. O atendimento será das 8h às 17h, na área urbana, e até às 16h em Unidades da área rural. Para saber qual UBS está mais próxima de você, baixe o aplicativo Fala Saúde Guarapuava. A 3ª dose também estará disponível no local para imunocomprometidos e idosos acima de 80 anos.
Leia outras notícias no Portal RSN.