Guarapuava entra na reta final dos preparativos para receber cerca de 1,2 mil atletas, entre familiares, professores, técnicos, para a 21ª Olimpíada Estadual das Apaes. O evento, que acontecerá entre 8 a 13 de setembro, já aquece a economia local, provocando a lotação quase completa da rede hoteleira da cidade. No total, 30 seleções vão representar mais de 300 municípios paranaenses. Esta é a primeira vez que Guarapuava sediará a olimpíada.
“Nossos convidados já fecharam os hotéis, que estão com lotação total”, disse a presidente da Apae de Guarapuava, Márcia Cristina Faria Nagase.
Para a organização do evento, estão sendo movimentadas cerca de 1,5 mil pessoas, a maioria, voluntária. Entretanto, ainda há carência de pessoas para o trabalho na cozinha, que será coordenada pelo curso de gastronomia da Faculdade Guairacá. Interessados devem entrar em contato com a Apae, no bairro Santa Cruz, em Guarapuava. As refeições, almoço e jantar, acontecerão no Vittace Centro de Eventos.
A logística está distribuída entre os 30 conselhos das Apaes, responsáveis também pela organização das competições, que envolve 11 modalidades esportivas.