22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Guarapuava se prepara para sediar a 2ª Mostra de Arte Popular do Paraná

Evento, que será entre 16 e 18 de outubro, terá apresentações de fandango, moda de viola, samba, hip-hop, capoeira, cultura indígena e mais

viola-cascavel

Programação ocorrerá no Teatro Municipal (Foto: Divulgação)

Guarapuava se prepara para sediar a 2ª Mostra de Arte Popular do Paraná, evento que envolverá mesas redondas, debates, palestras, feira de artesanato, apresentações de danças típicas, como fandango, samba e hip hop, entre outras atrações que serão mostradas entre os dias 16 e 18 de outubro. Para participar, o interessado deve fazer a sua inscrição na Casa da Cultura, gratuitamente.

De acordo com a prefeitura, a abertura oficial do evento acontece às 19h30 do dia 16, no Teatro Municipal de Guarapuava, onde serão todas as atividades da Mostra. De acordo com o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a ideia é valorizar a produção artística cultural paranaense e viabilizar o acesso do público para essas manifestações populares.

“A cultura popular é a nossa identidade e temos que valorizar todas manifestações do Paraná”. Segundo Fiani, esse evento contribui para que elas sejam ainda mais conhecidas. “Sempre buscando descentralizar ações, a segunda edição acontece em Guarapuava, no recém inaugurado Teatro Municipal, um dos mais bonitos e bem estruturados do Estado”, elogia o secretário.

Orquestra Paranaense de Viola Caipira, de Cascavel (Foto: Divulgação)

PROGRAMAÇÃO

De acordo com a programação, no primeiro dia de evento (16), às 9h, acontecerá a reunião do Conselho Estadual da Cultura. Às 14h, será aberta a Feira de Artesanato Paranaense, que vai funcionar nos três dias do evento. Já às 20h, tem a apresentação da Orquestra de Viola Caipira, de Cascavel.

No dia 17, às 9h, haverá palestra sobre dinâmicas da tradição e da cultura popular no Brasil, com Liliana Porto. Na sequência, às 10h, a doutora em antropologia da USP, professora Lorena Avellar, falará sobre culturas populares, políticas e direitos. À tarde, às 16h, tem apresentação com o Grupo de Fandango Mestre Brasilio, de Paranaguá, e às 17h, apresentação com o grupo de Cultura Indígena Jykre Há.

No último dia da Mostra (18), às 9h, acontecerá a palestra “Cultura Popular e Patrimônio Imaterial”, com a socióloga pernambucana Jacira Franca. Ainda pela manhã, uma mesa redonda, composta por técnicos e artistas populares, debate os desafios das manifestações populares e tradicionais. As atividades da manhã se encerrarão com a exibição do documentário “Benzedeiras de Ponta Grossa”.

Durante a tarde, as atividades continuam: às 15h30, o Grupo Coletivo Afrossambas de Ponta Grossa se apresenta e, às 17h, é a vez do Grupo Fogança de Dança Folclórica de Maringá. Às 18h20, o grupo de Hip Hop de Londrina, Hustle Rockers divertirá o público. No encerramento, quem se apresenta é o grupo de hip-hop SULReal I’a Crewde Apucarana.

A Mostra de Arte Popular atende à Lei Estadual 19.011/2017, que instituiu o Dia Estadual do Fandango, em 29 de novembro, e a Semana Estadual de Fomento ao Fandango, com início na mesma data. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Guarapuava, Paraná Turismo e Conselho Estadual da Cultura (CONSEC).

Confira aqui a programação completa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo