22/08/2023
Saúde

Guarapuava se prepara para ser referência em Saúde Mental

imagem-69050

Juliano Gevaerd à direita e Vinicius Traiano ao Centro

 

O antigo Hospital Nossa Senhora de Belém, no centro de Guarapuava, continua em reformas para receber um novo público e se tornar referência de Saúde Mental no Paraná. A afirmação foi feita pelo chefe do Departamento de Atenção as Condições Crônicas, da  Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, Juliano Gevaerd,  em reunião realizada na manhã desta terça (25), na 5 Regional de Saúde em Guarapuava.

Para que isso seja possível, continuam as reformas do espaço físico do extinto Hospital Belém, onde  será instalado um centro que vai a abrigar o CAPS AD III ( Centro de Atendimento Psicosocial- Alcool e Drogas 24h) para adultos e crianças, uma unidade de acolhimento adulto e outra infanto-juvenil, o Centro Mãe Paranaense e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Oeste (CIS).

Além do espaço físico, os profissionais da área também se preparam para encabeçar um projeto pioneiro no estado. Na reunião de hoje  ficou  definido o alinhamento conceitual do Serviço Integrado de Saúde Mental (SIM) que será instalado em Guarapuava.

 De acordo com a  coordenadora estadual de Saúde Mental, Larissa Yamaguchi, o novo CAPS iniciará realizando cerca de 80 atendimentos diários, sendo 40 para adultos e 40 voltado para o público infanto-juvenil.

As unidades de acolhimento infantil e adulto também poderão receber até 10 pacientes, que serão encaminhados pelo CAPS caso haja necessidade. Para atender toda a demanda de Guarapuava e região, cerca de 80 profissionais vão atuar no centro,  podendo esse número ultrapassar os 100 quando o centro estiver funcionando com plena capacidade.

Por sediar esse projeto, Guarapuava  será sede da Rede Estadual de Saúde Mental, que acontece no dia 15 de abril e que contará com a presença do secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto, e de outras autoridades do primeiro escalão do Governo Estadual.

Contudo, a expectativa é que o CAPS e a Unidade de Acolhimento estejam prontas e funcionando antes mesmo do evento estadual.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.