22/08/2023



Esportes

Guarapuava sedia I Etapa do Paranaense

imagem-102347

Lizi Dalenogari, da Redação

A seriedade do trabalho desenvolvido pelo Lobo Bravo Faculdade Guairacá Rugby fez com que a Federação Parananse de Rugby escolhesse Guarapuava para sediar a I Etapa da Taça John Swann  do Campeonato Paranaense de Rugby Sevens, que aconteceu neste fim de semana.

O Estádio Waldemiro Gelinski recebeu mais de 250 atletas, representando 17 equipes de várias cidades do estado, que disputaram as melhores colocações nas categorias juvenil, feminino e masculino. Esta foi a primeira etapa do juvenil e adulto masculino e a 5ª etapa do feminino. Todas as categorias voltam a se encontrar nos dias 28 e 29 de novembro, em São José dos Pinhais, onde serão conhecidos os campeões paranaenses de cada categoria. As etapas são classificatórias para o Brasil Sevens, já que os dois primeiros colocados de cada categoria ganham a chance de disputar o Campeonato Brasileiro, que inicia em fevereiro de 2016.

A campeã desta etapa na modalidade adulto masculino foi a equipe de Curitiba que venceu na final a equipe de Urutau pelo placar de 19 x 5. A equipe guarapuavana assegurou o 3º lugar na categoria adulto ao vencer o Apucarana.

Resultados :

MASCULINO: 1º lugar – Curitiba Rugby, 2º lugar – Urutau Rugby e 3º lugar – Lobo Bravo Faculdades Guairaca .

JUVENIL : 1º lugar – Curitiba Rugby, 2º lugar – Lobo Bravo Faculdades Guairaca e 3º Lugar – Foz do Iguaçu Rugby

FEMININO; 1º lugar – Toledo Rugby, 2º lugar – Urutau Rugby e 3º Lugar – Curitiba Rugby

ORGULHO

O rugby guarapuavano está em constante crescimento. “Nosso rugby está em ótimo nível. Fiquei muito feliz por saber que vou estar do lado de um companheiro de time. Ele merece estar lá, pois é bastante dedicado e esta jogando muito”, diz o atleta Kelvin Camargo, convocado pela segunda vez para a Seleção Brasileira Juvenil da modalidade. Ele e o atleta Túlio Hecavei tiveram seus esforços reconhecidos com a convocação e se comprometem a dar muito orgulho aos guarapuavanos. Vale lembrar que oito atletas guarapuavanos também integram a Seleção Paranaense de Rugby.

“São 12 anos de luta. Somos a segunda equipe mais antiga da modalidade no estado, só ficando atrás de Curitiba. Somos um celeiro de excelentes atletas e agradecemos o apoio das empresas que nos apóiam e esperamos por mais incentivo por parte do poder público e de nossos representantes no âmbito estadual”, enfatiza Juliano Cardoso dos Santos, presidente do Lobo Bravo Faculdade Guairacá Rugby.

SEM CAMPO PARA TREINO

A maior dificuldade que o Lobo Bravo enfrenta é a falta de um campo para treinamento. Para a competição deste fim de semana a organização contou com o apoio do empresário Alfredo Gelinski e de empresários locais, comprometidos com o esporte. Nas terças e quintas-feiras as equipes juvenil e masculino treinam em praças da cidade. “Como falar para os pais de um atleta que não temos lugar fixo para os treinamentos? É constrangedor. Estamos pleiteando recursos para projetos que desenvolvemos mas corremos o risco de perder os incentivos por falta de um lugar fixo para treinarmos”, conta Juliano.

Futuramente o Lobo Rugby esperara retomar o Projeto Social, que há dois anos recebeu o nome de Rugby Mais. No período de atividade do projeto, os envolvidos repassavam os conceitos do esporte para mais de 50 crianças e adolescentes, de três escolas do município. “Todos do time trabalham e precisávamos de voluntários, pois estávamos sem tempo para aplicar a ação. Neste momento, desenvolvemos um projeto para pleitear recursos, junto ao Ministério do Esporte. Esse processo nós já tentamos há alguns anos e esperamos que de certo desta vez. E contamos com a parceria do poder público para viabilizar as ações”, diz o presidente do Lobo Bravo Rugby.

Empresas AMIGAS do Rugby de Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo