Cristina Esteche
Guarapuava se prepara para sediar o I Simpósio Brasileiro de Dependência Química e Saúde Mental. O evento vai reunir as maiores autoridades nacionais sobre o assunto e será nos dias 13 e 14 de novembro na Faculdade Campo Real. A Instituição oferta o curso de pós graduação na área e Guarapuava é um dos únicos municípios brasileiros a possuir um departamento exclusivo para enfrentamento às drogas. O trabalho é modelo nacional.
De acordo com o psicólogo Giovani Caetano Jaskulski, coordenador do curso e diretor do Departamento de Políticas Públicas de Enfrentamento às Drogas, da Secretaria Municipal de Assistência Social, os desafios e as perspectivas pautam a abordagem do simpósio. “Vamos debater os agravamentos sociais decorrentes do uso de substâncias tóxicas e o consequente desenvolvimento de doenças mentais”.
Para debater o tema estará presente o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Roberto Portugal Bacelar, a doutora em psicologia pela PUC (Pontificia Universidade Católica) de Campinas, Cristiane Simões Dias, o psicólogo Frederico Nogueira Ronconi, que é membro da Comissão de Psicologia, do Conselho de Psicologia 8ª Região e do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, do psiquiatra e mestre, graduada pela Universidade de Lisboa Carlos Alberto Peixoto, o advogado e diretor do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas Pedro Ribeiro Giamberardino, da secretária de Saúde de São Paulo, Mirza Elizabeth Dellosi.
As inscrições devem ser feitas até 11 de novembro no site da Faculdade Campo Real. O investimento é de R$ 50 para estudantes e de R$ 100 para o público em geral. Será fornecido certificado.