22/08/2023



Geral Guarapuava

Guarapuava sedia reunião da Federação das Apaes do Paraná

imagem-130753

Jonas Laskouski com assessoria

Guarapuava – Muito amor envolvido. Uma das entidades mais celebradas e importantes na promoção de políticas públicas sociais que garantam a inclusão de pessoas especiais, prioritariamente aquelas com deficiência intelectual e múltipla, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) está sempre na busca de soluções alternativas para que essas pessoas alcancem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão.

"É por isso que a gente existe. para defender a pessoa com deficiência. Que bom que estamos juntos". Foram essas as palavras, entre outras, do secretário de Estado para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, na abertura da primeira reunião deste ano da Diretoria Executiva e dos conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR), que está acontecendo em Guarapuava nesta sexta feira (31), no Atalaia Palace Hotel. Flávio Arns é também conselheiro consultivo da Federação Paranaense e tem um filho especial, se destacando na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Presentes ao encontro, os autodefensores estaduais Marcelo Alves Ribeiro e Daiane Laurani de Souza; a presidente e o vice da entidade, Neuza Soares de Sá e Pedro Paulo Bazana, além dos conselheiros regionais de 29 cidades paranaenses (Apucarana, Arapoti, Cascavel, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba – Área Norte, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Santo Antônio do Sudoeste, Toledo, Tomazina, Ubiratã e Umuarama), coordenadores de áreas e demais representantes do Movimento Apaeano no Estado. Também presentes na abertura, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, os deputados estaduais Cristina Silvestri e Bernardo Ribas Carli, representando o Secretário de Justiça, deputado Estadual Artagão Junior, Zilma Daum, vereador Danilo Dominico e o chefe do Núcleo Regional de Educação, Marlon Douglas Pires.

A presidente da FEAPAES – PR, Neuza Soares de Sá, e demais presentes (Foto: Jonas Laskouski)

Todos foram recebidos pela sempre atenciosa equipe da Apae Guarapuava, presidida por Márcia Cristina Faria Nagase e brindados também com uma apresentação de dança dos alunos da instituição. A escolha de Guarapuava se deu porque a cidade vai sediar em 2018, a 21a. Edição das Olimpíadas Especiais das Apaes.

Alunos da Apae Guarapuava, e suas professoras: "Corpo e Movimento" para saudar os participantes (Foto: Jonas Laskouski)

PAUTA 

A reunião acontece o dia todo trazendo uma pauta de diversos assuntos importantes para o segmento. Na área financeira, a captação de recursos e a parceria com a Associação dos Profissionais Universitários do Brasil (Aplub). Na sequência, as deliberações sobre as promoções do Congresso Estadual das APAEs do Paraná, o encontro para os presidentes com palestras magnas de gestão e a representação do Paraná no Congresso Nacional das APAEs, previsto para o final do ano, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Na continuidade, os assuntos jurídicos são abordados pela procuradora jurídica da Feapaes/PR, Rosângela Wolf Moro. A reunião prossegue com os momentos dos coordenadores estaduais de áreas e dos representantes do Departamento de Educação Especial (DEE) da Secretaria de Educação do Paraná (Seed/PR). Entre os temas discutidos pela Seed/PR, estão o pagamento dos salários de janeiro dos professores e demais profissionais das Apaes ainda em aberto desde o encerramento do Convênio de Colaboração Técnica e Financeira com o Governo do Estado, em 31 de dezembro de 2016. Ainda em seguida e, para finalizar, terão voz os conselheiros regionais presentes. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo