Da redação
Guarapuava sedia nesta terça (19) o seminário "Fortalecimento da Articulação Intersetorial para a Vigilância das Populações Expostas à Agrotóxicos". O evento acontece no Spa Med Vale e reúne profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), da agricultura, meio ambiente, controle social, sindicatos, trabalhadores agrícolas e a população em geral, desde às 8h00.
De acordo com o médico veterinário, chefe do SCVSAT, da 5ª Regional de Saúde, Rodrigo Ribas Martins, o Brasil é maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2008. “O SUS em todas as suas instâncias vêm trabalhando para melhorar as ações de atenção e vigilância da saúde dos trabalhadores e populações expostas à agrotóxicos. Em 2012, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná elaborou o Plano de Vigilância das Populações Expostas à Agrotóxicos que prevê 14 ações estratégicas para a vigilância do uso e consumo dos agrotóxicos e seus efeitos à saúde humana e a natureza”. Segundo ele, a realização deste seminário é uma das ações do Plano e pretende discutir o tema com os profissionais de diversas áreas e com a sociedade.
Os objetivos do seminário são:
•Integrar as diversas Instituições e grupos sociais que atuam na questão dos agrotóxicos para a problematização e busca de alternativas;
•Melhorar o diagnóstico estadual da situação do uso de agrotóxicos nas regionais de saúde;
•Apresentar os efeitos dos agrotóxicos à saúde humana e ao meio ambiente;
•Apresentar alternativas existentes ao problema;
•E fomentar a criação de comissões nos municípios para atuação sobre a problemática dos agrotóxicos.