22/08/2023

Guarapuava sediará congresso da UPES neste final de semana

Evento no Cedeteg vai debater o desmonte da educação

MAR

Guarapuava sediará neste final de semana, 16 e 17, mais uma edição do Congresso Estadual da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES). O evento deverá reunir mais de 300 estudantes de Guarapuava, Curitiba e municípios da região Centro-Sul do Estado.

De acordo como guarapuavano Henrique Lobachinski, diretor de Grêmios da UPES, o local será o campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). “Esperamos contar com estudantes dos municípios da região”, afirmou. Segundo o ativista do movimento estudantil, a taxa de participação é de R$ 20 por pessoa, mas haverá acomodação e refeições. Entretanto, para o estudante de Guarapuava que não pernoitar e nem fazer as refeições no local, haverá a isenção da taxa.

Segundo o representante do PT, Martin Esteche, Guarapuava foi escolhida para sediar o evento pela importância que os estudantes tiveram nas ocupações estudantis em 2016 contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece um limite para os gastos públicos, e contra a reforma do Ensino Médio proposta pelo governo. “Em Guarapuava, cerca de 90% das escolas foram ocupadas e nessa quarta feira [06] as lideranças do movimento foram intimadas pela 3ª Vara Cível numa ação do Governo do Estado, apesar de na época terem acatado as medidas judiciais propostas em audiência de conciliação”.

Segundo o advogado, o congresso também visa recuperar a história da UPES no município. “Meu pai, Fernando Esteche, foi presidente da entidade; meu tio Paulo também teve uma participação ativa e meu primo Diego Esteche também tem uma história no movimento estudantil guarapuavano”. Outros guarapuavanos também presidiram a entidade.

A pauta do congresso, segundo Henrique, tratará do desmonte da educação, sobre a Operação Quadro Negro onde a cidade possui dois colégios envolvidos: Pedro Carli e  Leni Marlene Jacob, entre outros temas.

Também estão na cidade organizando o evento os líderes estudantis Maiara de Oliveira, da União da Juventude Socialista (UJS) e do PCdoB de Foz do Iguaçu, e Gabriel Vato, da União Paranaense dos Estudantes, entidade que representa os universitários.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.