22/08/2023


Guarapuava Saúde

Guarapuava segue na bandeira amarela, porém com novas restrições

A partir de hoje estabelecimentos funcionarão com número limitado e o comprovante de vacinação uma recomendação para entrar em festas

prefeitura guarapuava

Bandeira continua amarela (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Neste domingo (23) a Prefeitura de Guarapuava anunciou novas regras em relação as medidas de segurança contra a covid-19. No entanto o município segue na bandeira amarela, de acordo com o decreto 9.023. Assim, a partir de agora, o novo bandeiramento prevê ocupação máxima de 70% dos espaços em casas noturnas e com aglomerações de pessoas, como competições esportivas.

A bandeira não será alterada neste momento, pois o sistema de bandeiramento atua para prevermos o esgotamento de leitos (uti e enfermaria) no município. Embora tenhamos número de casos elevados, a ocupação de leitos se mantém baixa. Ainda que a pontuação esteja atingindo o nível laranja, esse aumento na pontuação diz respeito ao número elevado de casos, visto que a hospitalização no município encontra-se baixa.

OUTRAS MEDIDAS

Além do limite de 70% da ocupação dos espaços, o novo decreto prevê que em jogos o distanciamento físico dos telespectadores seja de no mínimo de 1,5 metros. Além disso o uso de máscara continua obrigatório. Assim como evitar aglomeração. Em estabelecimentos destinados ao entretenimento, como coletivos, casas de shows, circos e teatros, além de museus e atividades correlatas, o consumo de alimentos e bebidas continua permitido. Porém reforça-se a importância de evitar-se aglomeração.

Em confraternizações sociais em espaços fechados, como casas de festa ou recepções, bem como parques infantis e temáticos, salões de festas e churrasqueiras de condomínios a lotação também deve ser de 70%.  As pistas de danças poderão funcionar, no entanto em área delimitada, sendo obrigatório o uso de máscaras. Já o consumo de bebidas está proibido no espaço destinado para dança.

Mostras comerciais, como feiras de varejo, casos técnicos, congressos, convenções e assembleias também enquadram-se no novo decreto. Conforme a Administração, colações de grau devem ocorrer obrigatoriamente no formato auditório. Os frequentadores deverão estar acomodados em cadeiras, respeitando o espaçamento de um metro entre os assentos para evitar aglomeração.

CASAS NOTURNAS

Conforme a Prefeitura, no caso de casas noturnas, como baladas, salões de bailes e atividades similares, será permitido o consumo de alimentos e bebidas durante as comemorações. Já as pistas de danças poderão funcionar, desde que em área delimitada, sendo obrigatório o uso de máscaras. Contudo, o consumo de bebidas e alimentos no espaço destinado para dançar é proibido.

Os serviços e atividades não mencionados permanecem com as regras e restrições sanitárias atualmente vigentes, devendo ser reforçado por todos a obrigatoriedade do uso da máscara, assepsia das mãos com água e sabão e/ou álcool 70º e medidas de distanciamento social.

Por fim, recomenda-se que os responsáveis pela organização das festas e comemorações mencionadas exijam dos frequentadores na entrada o
comprovante de vacinação. Que pode ser a carteirinha de vacinação ou o aplicativo ConecteSUS. Assim como a apresentação do exame RT-PCR feito há no máximo 48 horas.

CRITÉRIOS EPIDEMIOLÓGICOS

Conforme a Administração, a Matriz de Risco define a bandeira adotada, de acordo com os dados de ocupação de UTI’s e ocupação leitos clínicos, na enfermaria. Assim como a estimativa de esgotamento capacidade de leitos, variação do número de óbitos, variação do número de casos e a taxa de positividade para covid-19.

Assim, cada critério avaliado recebe uma pontuação que vai de 0 a 42, quanto maior a pontuação, maiores são as restrições aplicadas.

BOLETIM DESTE DOMINGO (23)

Guarapuava registrou neste domingo (23) mais 166 casos ativos. Dessa forma o número de pessoas apresentando alto risco de transmissão da doença chegou aos 4.086 casos hoje.

A Saúde não divulgou nenhuma morte em decorrência da doença. Assim Guarapuava segue com 627 mortes registradas desde o início da pandemia.

PARANÁ

Já no Estado, neste domingo (23) a Secretaria de Estado da Saúde divulgou mais 11.811 casos confirmados. Além disso, mais pessoas morreram em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Dessa forma, o Paraná soma 1.806.958 casos confirmados e 40.763 mortos pela doença desde o início da pandemia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo