22/08/2023


Região Saúde

Guarapuava sem registro de novos casos de dengue

imagem-109136

 Da Redação

Guarapuava – Guarapuava não teve registro de novos casos de dengue e nem de notificações de zika vírus e chikungunya. Os dados constam no “Boletim da Dengue” divulgado nessa terça feira (22), pela Secretaria de Saúde do Paraná.

De acordo com os números, Guarapuava mantém os mesmos cinco casos importados de dengue e uma notificação (em investigação) de chikungunya e dois de zika vírus.

No total, há 331 notificações de dengue na área de ação da 20ª Regional de Saúde, que envolve 20 municípios. Na região, dois novos casos de dengue foram registrados na última semana e agora são 17 confirmados.

PARANÁ

De acordo com o novo boletim informativo da Secretaria Estadual da Saúde, o Paraná registra 190 casos de zika, 15.946 casos de dengue e 40 de chikungunya. Os números levam em conta casos confirmados autóctones e importados no período de agosto de 2015 até essa terça feira (22). 

Em relação ao zika vírus, a preocupação maior é com as gestantes. Até o momento, pelo menos 16 grávidas foram diagnosticadas com a doença no Estado. As mulheres são residentes de Colorado (8), Curitiba (1), Irati (1), Campo Mourão (1), Paranavaí (1), Maringá (1), Londrina (1), Rancho Alegre (1) e Santa Helena (1). 

O caso de Londrina evoluiu para um aborto espontâneo do feto na 14ª semana de gestação. Este é o primeiro caso confirmado em que o vírus zika foi a causa de um aborto no Paraná. A paciente continua sendo acompanhada pela equipe de saúde, mas passa bem. 

DENGUE

O boletim desta terça traz também uma nova lista de municípios com epidemia de dengue. Com a inclusão de Capanema, Itaipulândia, Porecatu e Quedas do Iguaçu, sobe para 36 o número de cidades epidêmicas no Paraná. 

Nesta semana, a Secretaria finalizou a investigação de mais sete mortes por dengue no Estado. Os óbitos dizem respeito a moradores de Foz do Iguaçu (4), Paranaguá (1), Medianeira (1) e Santa Terezinha de Itaipu (1). Ao todo, 27 pessoas morreram no Paraná em decorrência da dengue neste período. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo