A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava informou que a Saúde municipal solicitou doses de vacinas da Pfizer/BioNTech ao Estado. De acordo com as informações, no Plano Nacional de Imunização apenas as capitais receberiam as doses das vacinas por terem uma estrutura adequada.
Assim, para receber essas doses é necessário toda uma logística, considerando as condições de armazenamento que esse imunizante requer. As vacinas ficam armazenadas a uma temperatura de -90ºC a -60ºC. Dessa maneira, o prefeito Celso Góes, explicou, ainda, que Guarapuava conseguiu, através do Instituto para Pesquisa do Câncer (Ipec ), freezers com essa capacidade. Além disso, outras empresas já sinalizaram que irão disponibilizar refrigeradores de ultrabaixa temperatura para o município.
No Paraná, além de Curitiba, outras cidades irão receber doses, como Cascavel, Londrina e Maringá. “Então, assim que soubemos dessa possibilidade, nós fomos atrás para conseguir que Guarapuava também recebesse essas doses. Conversamos com o Secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, e deixamos claro que nossa cidade está preparada para receber o imunizante da Pfizer/BioNTech”.
Por fim, o ofício solicitando a vacina está com a Secretaria Estadual de Saúde. O Município aguarda a resposta com a convicção de que será atendido.
Leia outras notícias no Portal RSN.