22/08/2023
Guarapuava Saúde

Guarapuava soma três óbitos em decorrência da gripe

Dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde; mortes no município foram pela Influenza A(H3) Sazonal

Vacinação.Foto: Venilton Küchler

Dos 49 óbitos causados por gripe no Paraná, três foram registrados em Guarapuava. A informação foi revelada pelo último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O primeiro óbito por gripe no município ocorreu em junho. A vítima foi um idoso de 71 anos.

De acordo com o boletim da Sesa, à frente de Guarapuava, está Curitiba, que lidera o ranking com oito mortes desde o início do ano; seguido por Londrina, com sete casos; Foz do Iguaçu, com cinco e o terceiro planalto, com três. Nos casos de Guarapuava, as mortes foram causadas pela Influenza A(H3) Sazonal. O subtipo H3 é o que mais está circulando em algumas regiões do Paraná, como em Curitiba,  nesta temporada. Embora seja uma classificação diferente, o tratamento é o mesmo usado para tratar uma gripe provocada pelo H1N1, por exemplo, sem necessidade de expor o paciente a um tratamento.

Leia também: Vacinação: Guarapuava ainda não atingiu nenhuma meta dos grupos de risco

O relatório da Sesa mostra, também, que 365 pessoas tiveram confirmado o diagnóstico da gripe no Estado, o equivalente a 16,2% a mais do que o boletim divulgado no dia 4 de julho. A secretaria alerta que a prevenção proporcionada pela vacina ainda é o método mais eficiente para prevenir a doença, aliada à higienização constante das mãos.

Em Guarapuava, não há mais doses gratuitas disponíveis da vacina. A informação foi confirmada na manhã desta quinta feira (12), pela Secretaria de Comunicação Social da prefeitura.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.