22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná

Guarapuava supera 8,7 mil casos de covid-19 nesta segunda (1)

No município, o dia foi marcado por manifestações dos empresários que não aceitam o fechamento das portas em decorrência de decreto estadual

Leitos hospitalares - Foto: Rodrigo Félix Leal/Arquivo AEN

O primeiro dia do mês de março confirmou 109 novos casos em Guarapuava e três mortes hoje(1). Dessa maneira, chegou a 8.785 casos desde o início da pandemia. O mês de fevereiro foi de recordes no município em relação a covid-19. Não apenas na cidade, mas em todo o Estado, o que levou o governador Ratinho Junior a decretar medidas mais duras de restrição para evitar o avanço da doença.

Em Guarapuava, empresários e comerciantes exaltados pela suspensão das atividades se dirigiram até a Prefeitura, onde se manifestaram e pediram um posicionamento do prefeito. E afirmaram que nesta terça (2), o comércio local deve abrir à revelia do decreto estadual.

Desde o início da pandemia, a Saúde já totaliza 120 mortos. No dia 19 de fevereiro, o município registrou a maior média móvel desde 26 de março. Do total de casos confirmados atualmente, 799 continuam ativos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desse total, 7.866 estão recuperados. Entretanto, outros 216 ainda estão sendo investigados. Descartados totalizam 8.404.

Governo do PR ativou hoje (1) mais 148 leitos para a covid-19 (Foto: Rodrigo Félix Leal/Arquivo AEN)

PARANÁ

Nesta segunda (1), o governo estadual ativou mais 148 leitos para a covid-19 no Paraná. Desses 55 leitos de UTI e 93 leitos de enfermaria. Na semana passada, conforme informações da Agência Estadual de Notícias, a Secretaria Estadual de Saúde havia ativado 336 leitos, sendo 134 UTIs e 202 enfermarias.

Essas ativações fazem parte da ampliação emergencial de leitos em todo o Paraná devido ao aumento da demanda por atendimento hospitalar. Entretanto até o momento, não houve anúncio de ampliação de novos leitos para Guarapuava.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, estas ampliações não podem ser usadas como desculpa para relaxamento de medidas de prevenção. “As ampliações de atendimento são finitas e não devem, de forma alguma, servir como argumento para deixar de se cuidar. As medidas de prevenção devem continuar sendo seguidas. Estamos chegando cada vez mais no limite”.

OCUPAÇÃO LEITOS

Dados da Regulação de Leitos Estadual mostram que na manhã desta segunda (1) o Paraná somou 3.650 pessoas internadas em leitos covid e 616 aguardando transferência. Destes, 387 pela Regulação do Estado e 229 pela Central Metropolitana de Leitos de Curitiba. Os números são os maiores desde o início da pandemia.

Por fim, a taxa de ocupação de leitos no Paraná é de 92% das UTIs e 72% de enfermarias. A situação mais crítica é na macrorregião Oeste, com 97% de ocupação de leitos de UTI, seguida pela macro Norte, com 94%, macro Leste, com 92% e Noroeste com 82%.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.