22/08/2023
Comunidade Paraná Saúde

Guarapuava tem 12 casos ativos de Influenza H3N2

Quem ainda não se vacinou contra a Influenza, a Prefeitura de Guarapuava indica que procure pelo imunizante na UBS mais próxima

lacen gov

De acordo com o Governo do Estado, no Paraná já houve uma morte em decorrência do vírus (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O Paraná confirmou 224 novos casos de Influenza H3N2 nesta segunda(3). Desses, 12 são de Guarapuava. O Estado teve um aumento de 242 casos em 10 dias. Com isso, o Paraná soma 262 diagnósticos positivos, com uma morte. De acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) a transmissão da doença já é considerada comunitária.

Dentre os casos de H3N2, três já foram confirmados para a cepa Darwin, nos municípios de Castro e Pato Branco. Além de um residente do Rio de Janeiro, diagnosticado na cidade paranaense de Rio Negro.

Estamos passando por um momento atípico, registrando aumento no número de casos e procura hospitalar nas últimas semanas por Síndrome Gripal e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG’s) em pleno verão, sendo que essas doenças possuem maior circulação no hemisfério Sul geralmente no período do inverno.

De acordo com o Esstado, os sintomas da H3N2 provocam febre alta, tosse e dor de garganta. Ademais, dores de cabeça no corpo e articulações também podem ocorrer. A orientação da Sesa é que em caso de sintomas, a população procure um serviço de saúde para atendimento.

VACINA

Quem não tomou a vacina deve procurar pela dos do imunizante na Unidade Básica de Saúde mais próxima. Segundo a equipe responsável pela Assistência Farmacêutica da Sesa, todas as Regionais de Saúde já receberam o medicamento. Por fim, a Secretaria também solicitou mais remédios ao Ministério da Saúde e está em negociação para compra de testes rápidos específicos para a gripe, a fim de ampliar o monitoramento da doença no Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo