44 casos de tuberculose foram diagnosticados no ano passado em Guarapuava, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde. Os números foram divulgados nesta segunda feira (19), dia em que começa a Semana de Combate a doença que afeta diretamente os pulmões e faz cerca de seis milhões de vítimas no mundo anualmente.
Para informar e conscientizar sobre o tema, a Secretaria de Saúde organizou uma programação especial entre os dias 19 e 23 deste mês. Serão realizadas diversas atividades, como palestras, cursos e panfletagem.
A doença é contagiosa e perigosa, mas tem cura, por isso a importância do diagnóstico precoce. A enfermeira e coordenadora do Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, Marlene Terezinha Boreki, diz que os sintomas são claros.
“Geralmente o paciente apresenta tosse por mais de três dias, perda de peso, febre alta e suor noturno. Com esses sintomas, recomenda-se que procure a unidade de saúde mais próxima e até mesmo o ambulatório para os exames e tratamento”.
PROGRAMAÇÃO
Dia 19 (Segunda-feira)
Atividade: Palestra sobre Tuberculose com os pacientes do CAPS AD3
Horário: 9h
Dias 21 e 22 (quarta e quinta)
Atividade: Cursos sobre a doença para técnicos e auxiliares de Enfermagem da Secretaria de Saúde
Horário: Período da tarde
23/03 (sexta)
Atividade: Panfletagem e orientações na XV de novembro
Horário: 9 às 15h