22/08/2023
Economia

Guarapuava tem 7.229 pessoas inscritas no Nota Paraná

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* Da Redação, com assessoria

Guarapuava tem 7.229 pessoas inscritas no Programa Nota do Paraná. Os números, que representam as inscrições até essa segunda (16), foram divulgados ontem (19) pelo Governo do Paraná.

Curitiba é a cidade que mais possui pessoas cadastradas no Programa. Até segunda, a capital do Estado contava com 187.363 adesões. Na segunda colocação está Londrina, com 38.535 cadastros e, em terceiro lugar, aparece Maringá, com 28.259 participantes. 

Até a 10ª colocação, a lista segue com Ponta Grossa (20.995), São José dos Pinhais (18.724), Cascavel (18.428), Colombo (12.040), Foz do Iguaçu (11.500), Pinhais (8.841) e Guarapuava (7.229). E não foram apenas cidadãos de municípios paranaenses que aderiram ao programa. São Paulo, por exemplo, aparece na 44ª posição, com 1,5 mil pessoas cadastradas. E há cadastros de moradores de municípios de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, do Distrito Federal e de outros Estados. 

“As pessoas de São Paulo conhecem bem o modelo, implantado lá em 2007, e viram uma oportunidade de também obter benefícios com o programa paranaense”, comenta Márcio Luís Trentin, gerente do Nota Paraná. Até agora, o programa conta com 585 mil pessoas cadastradas.

O primeiro cálculo dos créditos mostrou, no entanto, que muitas outras pessoas estão incluindo o CPF nas notas fiscais. Nesta segunda-feira (23), a Secretaria da Fazenda vai disponibilizar R$ 20,6 milhões entre quatro milhões de cidadãos que solicitaram CPF na nota em compras realizadas no Estado em agosto. Mesmo quem ainda não fez cadastro no site do programa (www.notaparana.pr.gov.br) acumula créditos quando pede o CPF na nota. Esses créditos têm validade de um ano, serão liberados mensalmente e podem ser acumulados. 

O levantamento feito pela secretaria mostrou também que os consumidores que mais pediram a inclusão de CPF na nota foram os que compraram no segmento de saúde, esporte e lazer – o CPF do cliente aparece em 49% dos documentos emitidos. O programa também tem feito sucesso em consumidores dos segmentos de casa e escritório (40%) e de material de construção (39%). Na outra ponta, entre os que menos pedem CPF no documento fiscal estão clientes de padarias e bares (4%), restaurantes (5%) e segmento automotivo (9%).

Cristina Esteche

Jornalista

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