22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Guarapuava tem 92,42% da população vacinada com a primeira dose

Já as pessoas imunizadas com a segunda dose somam 77,16%. O público que recebeu a dose de reforço é de 45,25%

vacina_covid_quatro_pontes_1

Já as pessoas imunizadas com a segunda dose somam 77,16%. O público que recebeu a dose de reforço é de 45,25% (Foto: Reprodução/AEN)

Guarapuava tem 92,42% da população imunizada com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Até o momento, houve aplicação de 160.802 primeiras doses, 7.995 doses únicas, 140.922 segundas doses e 82.647 doses de reforço.

Já as pessoas imunizadas com a segunda dose somam 77,16%. O público que recebeu a dose de reforço é de 45,25%. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, só na última semana o município aplicou 139 primeiras doses, 855 segundas doses e 1820 doses de reforço.

Conforme a Secom, os números são satisfatórios. Mas a Secretaria de Saúde do Município alerta para que os cuidados não sejam relaxados. Isso porque só por meio da vacina e da proteção de cada um, o vírus pode ser contido.

VACINAÇÃO CONTINUA

Uma programação intensa foi montada nesta última semana do mês de abril (até o dia 29), com o intuito de ampliar o número de vacinados no município. Desse modo, para pessoas de 12 a 17 anos ou, acima dos 18 anos, há a repescagem para aplicação da primeira dose.

Já as segundas doses estão disponíveis conforme esquema a seguir. AstraZeneca – para quem completou oito semanas desde que tomou a primeira dose. Coronavac – a pessoas que completaram 28 dias a partir da primeira dose. Já a Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias.

A terceira dose da vacina está disponível esta semana para gestantes que receberam doses da Coronavc ou Pfizer, há quatro meses ou mais. Público em geral que tomou a segunda dose da AstraZeneca, Coronavac ou Pfizer há quatro meses ou mais. Além disso, imunocomprometidos, que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais. E a dose de reforço para quem recebeu a vacina da Janssen há dois meses ou mais.

Por fim, a quarta dose será destinada esta semana, para imunocomprometidos que tomaram a terceira dose há quatro meses ou mais. E ainda para idosos com 60 anos de idade ou mais. Conforme a Saúde, todas as pessoas que forem tomar a vacina, precisam levar um documento oficial com foto, CPF, Cartão do SUS e carteirinha de vacinação.

VACINAÇÃO INFANTIL

A imunização infantil prossegue. E esta semana o público para tomar a primeira dose é de crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias. Também estão disponíveis as segundas doses da Coronavac para crianças de 6 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, que tomaram a primeira dose há pelo menos 28 dias.

A vacina da Pfizer está disponível para o público infantil de 5 a 11 anos, 11 meses de 29 dias, que tomou a primeira dose há pelo menos oito semanas.

USO DE MÁSCARA

Desde o dia 29 de março, Guarapuava aderiu ao decreto estadual, sobre à não obrigatoriedade do uso de máscaras, tanto em locais abertos, como em lugares fechados. No entanto, quem preferir, pode continuar usando a máscara. Contudo, o uso permanece obrigatório em hospitais, consultórios médicos e odontológicos.

Conforme o governo do Estado e a Secretaria de Saúde de Guarapuava, a decisão de acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras, levou em consideração a estabilidade da situação em relação à circulação do vírus.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.